SóProvas


ID
2715358
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                        TEXTO 10

                   FIOCRUZ DIVULGA NOTA DE APOIO

                 AO PESQUISADOR ELISALDO CARLINI


      “A Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) manifesta sua solidariedade ao pesquisador Elisaldo Carlini e repudia a tentativa de criminalizar suas atividades acadêmicas. O professor Carlini e três outros pesquisadores do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) foram convocados recentemente a depor diante da acusação de apologia ao crime. Ao que tudo indica, a intimação está relacionada à realização de um evento científico sobre os usos da maconha e sobre as possíveis mudanças legais que mitigassem os danos advindos da atual política de drogas. Centrada na repressão, esta política gera entraves à pesquisa com substâncias psicoativas tornadas ilícitas e a exploração de seus usos terapêuticos (1).

      A Fiocruz endossa a manifestação pública conjunta da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que afirma (2): ‘acusar o Dr. Carlini de apologia às drogas equivale a criminalizar a inteligência e o conhecimento técnico-científico’. Hoje, mais que nunca, em contraponto a práticas que buscam o retrocesso, é necessário posicionar-se pelo direito de se produzir ciência para a defesa da vida.” 

Sobre a expressão destacada no primeiro parágrafo do texto dado pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C



    Quem gera entraves (que no caso da questão é esta política), gera entraves A algo (pede preposição A)


    esta política gera entraves à pesquisa com substâncias psicoativas tornadas ilícitas e à exploração de seus usos terapêuticos 




    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Acento agudo = indica sílaba tônica

    Acento grave = indica crase

  • falta o acento grave, indicativo de crase. deve-se isso, pois, ao paralelismo sintático. " gera entraves (...) à exploração"

  • O verbo "gera" na frase é transitivo direto e indireto. Como o trecho "a exploração de seus usos terapêuticos" é o objeto indireto, a preposição é sinalizada através do acento grave indicativo de crase na letra a.

  • Trata-se de crase decorrente da regência nominal que exige preposição na estruturação gramatical. A expressão " gera entraves à pesquisa com substâncias psicoativas tornadas ilícitas e à exploração de seus usos terapêuticos.

    Em ambos os termos regidos pela expressão "gera entraves" ocorre a contração da preposição a + artigo definido feminino;

  • Gabarito C.

    falta o acento grave, indicativo de crase. deve-se isso, pois, ao paralelismo sintático. " gera entraves (...) à exploração"

  • Letra C

    falta o acento grave, indicativo de crase. deve-se isso, pois, ao paralelismo sintático. " gera entraves (...) à exploração"

  • Letra C

  • Centrada na repressão, esta política gera entraves à pesquisa com substâncias psicoativas tornadas ilícitas e À exploração de seus usos terapêuticos.

    A (preposição - exigida pela expressão "gera entraves" [VTI]) + A (pronome demonstrativo - retoma a expressão "esta política gera entraves").

  • Faltou paralelismo sintático

  • Paralelismo – é quando há tratamento simétrico na oração. Observem:

    " gera entraves à pesquisa com substâncias psicoativas tornadas ilícitas

    Preposição + Artigo

    gera entraves a exploração de seus usos terapêuticos.

    Preposição + artigo suprimido - Errado

    Ele poderia suprimir o artigo nos dois casas ai estaria correto.

    " gera entraves a pesquisa com substâncias psicoativas tornadas ilícitas

    gera entraves a exploração de seus usos terapêuticos.

    pois "pesquisa" não pede artigo obrigatório e exploração tbm não.

    Direto ao trabalho e à remuneração = há paralelismo, pois há preposição + artigo nos termos grifados.

    Direito a trabalho e a remuneração = há paralelismo, pois há apenas preposição.

    Direito a trabalho e remuneração = há paralelismo, pois a preposição deve vir expressa no primeiro regido, mas pode vir elíptica no segundo regido.

  • Tinha que ter crase

  • acento agudo assinala a tónica ( e só a tónica ), quando a acentuação gráfica é indispensável. Exemplos: pá, vá, gás, parabéns, também, lápis, grátis, história, árduo, água, lúcido. Acento grave é o sinal ` que no em português indica a crase .

    Fonte: https://portuguesaletra.com