SóProvas


ID
2715931
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Entre as abordagens clássicas sobre a liderança nas organizações, destaca-se a Teoria Bidimensional, que apresenta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    De acordo com Maximiano (2004), na liderança bidimensional o líder é orientado para a tarefa e para as pessoas, em combinações com diversos graus de autocracia e democracia nas formas de liderar as equipes, formando assim duas réguas que se combinam e formam a demarcação de um território. Com a combinação identificam-se estilos básicos de liderança, com muita ou pouca ênfase nas pessoas e ou tarefas,

    Fonte: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/lideranca-uma-analise-sobre-lideranca-entre-os-gestores-empresa.htm#capitulo_6.3.3

  • Letra D

     

    LÍDER ORIENTADO PARA AS TAREFAS:

    Planeja como será feito
    Atribui responsabilidades
    Define padrões de trabalho
    Busca meios para complementar as tarefas
    Monitora o resultado
    Focaliza a produtividade

    LÍDER ORIENTADO PARA AS PESSOAS:

    Apoio e retaguarda
    Ensina e desenvolve
    Mostra os objetivos
    Desenvolve relações sociais
    Mostra confiança
    Sensível às necessidades das pessoas.

    _______________________________________________________________________

    Segundo Ribbas e Salim (2014) - 3.2.3 Estudos da Universidade de Michigan – Teoria Bidimensional


    Contemporâneos dos estudos de Ohio, um grupo de pesquisadores de Michigan, liderados por Rensis Likert, realizou pesquisas com objetivos similares. Eles queriam identificar características da liderança que estariam ligadas com o desempenho eficaz. Dessa forma, chegaram, também, às duas dimensões do comportamento da liderança: orientação para o funcionário e orientação para a produção.


    O líder com comportamento centrado nas preocupações com a tarefa, ou seja, orientado para a tarefa, preocupa-se mais com esta do que com a equipe que a executa. Ele é classificado como um líder autocrático, direto e socialmente distante. É, portanto, uma liderança preocupada excessivamente com o trabalho, com as metas e com os recursos disponíveis.


    O líder que é centrado nas relações pessoais, ou seja, orientado para as pessoas e seus relacionamentos, acredita que o processo administrativo deve proporcionar um ambiente de trabalho em que as pessoas se sintam confortáveis.


    Classificado como democrático, consultor, participativo e preocupado com o funcionário, ele procura compreender e ajudar os liderados.

     

    Fonte: Colega PSI

    Bons estudos !!! Persistam sempre !!!

  • A teoria bidimensional é a de Blake e Mouton, também conhecida como a teoria do Grid Gerencial. Para eles, tanto a preocupação com as pessoas e com a produção são fundamentais para se alcançar um bom resultado.


    Eles montaram a grade gerencial baseada nas duas dimensões comportamentais:

    - preocupação com as pessoas; 

    - preocupação com a produção;

    (por isso é chamada visão bidimensional do estilo de liderança)

     

    Prof. Rodrigo Rennó www.estrategiaconcursos.com.br

  • Gabarito: D

     

    A liderança bidimensional parte do pressuposto de que tarefas e pessoas não são pólos opostos inseridas em uma mesma dimensão, mas circunscritas de forma a permitir que o líder combine os dois estilos de comportamento simultaneamente.

    http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/teorias-de-lideranca/22664/

  • Grid gerencial (grade gerencial) ou BIDIMENSIONAL:

    Defende que há 81 estilos de liderança, fruto da combinação de dois comportamentos do líder em uma escala de 1 a 9.

  • Gabarito Letra D

     

    Vejo que várias pessoas colocaram que a teoria bidimensional como a Grid ou grade de certa forma está correta nessa acepção, mas de acordo com os meus materiais do professor Carlos Xavier Estratégia concurso a teoria bidimensional é:

     

    Universidade de Michigan Teoria Bidimensional

     

    * um grupo de pesquisadores de Michigan, liderados por Rensis Likert, realizou pesquisas com objetivos similares. Eles queriam identificar características da liderança que estariam ligadas com o desempenho eficaz. Dessa forma, chegaram, também, às duas dimensões do comportamento da liderança: orientação para o funcionário e orientação para a produção.

     

    I)Liderança orientada para as pessoas/ funcionários: orientado para as pessoas e seus relacionamentos, acredita que o processo administrativo deve proporcionar um ambiente de trabalho em que as pessoas se sintam confortáveis.

    >Classificado como: um líder democrático, consultor, participativo e preocupado com o funcionário, ele procura compreender e ajudar os liderados.

     

    II) Liderança orientada para a produção / tarefas: orientado para a tarefa, preocupa-se mais com esta do que com a equipe que a executa.

    >classificado como: um líder autocrático, direto e socialmente distante. É, portanto, uma liderança preocupada excessivamente com o trabalho, com as metas e com os recursos disponíveis.

     

    A teoria de Grid ou Grad, foi desenvolvida na percepção das duas faculdades que são: Universidade Estadual de Ohio e Universidade de Michigan.

     

    *Com base nos estudos das duas correntes teóricas da liderança comportamental, foi desenvolvida a teoria da Grade Gerencial de Blake e Mouton que buscava caracterizar o estilo de liderança adotado na organização com base em duas dimensões: preocupação com as pessoas e preocupação com a produção.

  • LETRA D

     

    COMPLEMENTANDO OS COLEGAS...

     

    ESTILOS DE LIDERANÇA DE ACORDO COM BLAKE E MOUTON:

    - LÍDER NEGLIGENTE (1.1): LÍDER QUE SE ESFORÇA MINIMAMENTE PARA FAZER O TRABALHO.

     

    - LÍDER PESSOA (1.9): LÍDER QUE FOCA NAS NECESSIDADES DO FUNCIONÁRIO,NÃO COM A PRODUÇÃO

     

    - LÍDER MEIO-TERMO (5.5): EUQILIBRA SUA PREOCUPAÇÃO COM AS PESSOAS E PRODUÇÃO.

     

    - LÍDER TAREFA (9.1): PREOCUPA-SE COM A PRODUÇÃO.

     

    - LÍDER EQUIPE ( 9.9): MAIS INDICADO PARA UMA ORGANIZAÇÃO, PREOCUPA-SE EM OBTER A EFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO E PREOCUPA-SE EM MANTER SEUS LIDERADOS MOTIVADOS.

  •  Às duas dimensões do comportamento da liderança são: orientação para o funcionário e orientação para a produção.

     

    O líder com comportamento centrado nas preocupações com a tarefa, ou seja, orientado para a tarefa, preocupa-se mais com esta do que com a equipe que a executa. Ele é classificado como um líder autocrático, direto e socialmente distante. É, portanto, uma liderança preocupada excessivamente com o trabalho, com as metas e com os recursos disponíveis.

     

    O líder que é centrado nas relações pessoais, ou seja, orientado para as pessoas e seus relacionamentos, acredita que o processo administrativo deve proporcionar um ambiente de trabalho em que as pessoas se sintam confortáveis. 

     

    Letra D.

  • Letra (d)

     

    O líder centrado nas preocupações com a tarefa, ou seja, ênfase nas pessas e na produção.

  • Em 05/09/2018, às 11:21:46, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 31/08/2018, às 12:09:16, você respondeu a opção B.Errada!

     

    100nhor

  • Gab: D

     

    Michigan + BIDIMENSIONAL = (2 faces) - É só pensar em um Líder que MANDA você fazer uma tarefa e depois SE PREOCUPA se você conseguiu fazer.

     

    ---> O Líder está preocupado em fazer seu trabalho (TAREFAS), mas também está preocupado em criar laços com seus subordinados (PESSOAS).

  • Gab. D

     

    Bidimensional= Universidade de Michigan (tarefas e pessoas)

  • O Grid Gerencial é baseado nos estilos "preocupação com as pessoas" e "preocupação com a produção" da teoria bidimensional.


  • GABARITO: "D".

    GRID GERENCIAL OU BIDIMENSIONAL:

    Robert R. Blake e Jane S. Mouton (1989) procuraram representar os vários modos de usar autoridade ao exercer a liderança através do grid gerencial.Esta representação possui duas dimensões: preocupação com a produção e preocupação com as pessoas.

    A preocupação com a produção refere-se ao enfoque dado pelo líder aos resultados, ao desempenho, à conquista dos objetivos. O líder com este tipo de preocupação empenha-se na mensuração da quantidade e da qualidade do trabalho de seus subordinados.

    A preocupação com as pessoas diz respeito aos pressupostos e atitudes do líder para com seus subordinados. Este tipo de preocupação revela-se de diversas formas, desde O esforço em assegurar a estima dos subordinados e em obter a sua confiança e respeito, até o empenho em garantir boas condições de trabalho, benefícios sociais e outras vantagens.

    (CARRANZA, 2018)

    Bons estudos!

  • GABARITO LETRA " D "

     Liderança bidimensional: A liderança orientada para tarefa e a liderança orientada para as pessoas, a princípio, foram considerados estilos em oposição, da mesma forma que se pensava a respeito da autocracia e democracia. Porém, à medida que a pesquisa sobre liderança avançou, verificou-se que esses estudos não se tratavam de polos opostos, mas sim de limites de um mesmo território. Dessa forma surgiu a visão bidimensional de liderança, segundo a qual o líder poderia realizar a combinação de dois estilos ao seu comportamento (tarefas + pessoas), ou enfatizá-los simultaneamente.

    Bons estudos, galeraaaaaaaa!

  • Gabarito Letra D.

    Teoria do Grid Gerencial de Blake & Mouton.

    Possui duas dimensões, líder orientado para as pessoas e líder orientado para as tarefas.

  • BIDIMENSIONAL -

    OHIO - Iniciação: líder é capaz de definir e estruturar o próprio papel e o de seus funcionários na busca o alcance de seus objetivos.

    OHIO - Consideração: líder é capaz de manter relacionamentos de trabalho, caracterizados por confiança mútua e cuidado com os sentimentos deles

    MICHIGAN - Produção: execução das tarefas e metas do grupo

    MICHIGAN - Pessoas: demonstra interesse pessoal pelas necessidades de seus funcionários.

  • Comentário:

    A Teoria Bidimensional, da Universidade de Michigan, relata que podemos dividir os líderes em orientados à tarefa e orientadas às pessoas/relacionamentos. 

    •           Líder orientado à tarefa/produção: preocupa-se primordialmente com resultados, com a execução dos trabalhos, recursos e alcance das metas. É considerado um líder autocrático, diretivo ou dominante. A longo prazo, a liderança centrada em tarefas pode gerar insatisfação, absenteísmo e alta rotatividade.

    •           Líder orientado às pessoas/relacionamentos: preocupa-se primordialmente com o bem-estar das pessoas no trabalho, com a valorização dos indivíduos e com os relacionamentos interpessoais. É considerado um líder participativo, estimulador e apoiador.

    Assim, a alternativa que traz sinônimos para essa divisão é a letra d).

    Gabarito: D

  • Gabarito: D

    A Teoria Bidimensional, da Universidade de Michigan, relata que podemos dividir os líderes em orientados à tarefa e orientadas às pessoas/relacionamentos.

    • Líder orientado à tarefa/produção: preocupa-se primordialmente com resultados, com a execução dos trabalhos, recursos e alcance das metas. É considerado um líder autocrático, diretivo ou dominante. A longo prazo, a liderança centrada em tarefas pode gerar insatisfação, absenteísmo e alta rotatividade.

    • Líder orientado às pessoas/relacionamentos: preocupa-se primordialmente com o bem-estar das pessoas no trabalho, com a valorização dos indivíduos e com os relacionamentos interpessoais. É considerado um líder participativo, estimulador e apoiador,

    Fonte: Profª Camila Montenegro - Direção Concursos

  • Gabarito: D

    A questão exige conhecimento sobre os Estudos da Universidade de Michigan ou Teoria Bidimensional, a qual considera que existem duas dimensões de comportamento do líder:

     

    1) Voltado para as tarefas;

    2) Voltado para pessoas.

    @adm.semduvida

  • A liderança bidimensional afirma que tarefas e pessoas não são polos opostos, ou seja, ela permite que o líder possa combinar dois tipos de comportamentos ao mesmo tempo. Isso quer dizer que ele tanto pode dar atenção às atividades que fazem parte de sua rotina, quanto pode também ter o seu foco voltado para as pessoas com as quais trabalha.

    • Liderança para Tarefas

     

    • Como o próprio nome já diz, é um estilo de liderança voltado para as tarefas. Um exemplo disso é aquele líder que faz o trabalho operacional e estratégico, que está sob sua responsabilidade, como ninguém. Isso faz dele uma verdadeira referência no que faz.

     

    • Liderança para Pessoas

     

    • Esse já é um estilo voltado para o relacionamento, para a grande facilidade em lidar com pessoas. Sua atividade se torna evidente em tudo aquilo que está relacionado à comunicação e à interação com os demais profissionais que estão ao seu redor.