-
GABARITO - D
Avaliação 360 graus
-
LETRA D
Q840492 Na avaliação 360°, ou circular, o funcionário recebe feedbacks (retornos) de todas as pessoas com as quais se relaciona e não apenas de seus superiores.
Q784290 Avaliação 360 contempla a auto-avaliação e também permita que o avaliado receba feedbacks (retornos) de todas as pessoas com as quais se relaciona.
Q889609 Dentre os métodos consagrados de avaliação de desempenho mais contemporâneos, tem-se a avaliação 360° ou circular, : b) que contempla a autoavaliação como componente necessário do processo avaliatório.
-
· Avaliação 360º
- abrange até mais dos gestores e funcionários. Não incluem todos, como os clientes externos.
- AUTOAVALIAÇÃO É INERENTE AO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
- maturidade (capacidade e a vontade das pessoas assumirem a responsabilidade)
- modo circular, além do próprio avaliado.
- redução o efeito Halo
- utiliza procedimentos estatísticos e a identificação de tendências
- enriquecimento de cargo, desenvolvimento.
- facilidade de compreensão do processo
- feedback das pessoas diretamente afetadas pelos resultados
- conhece várias perspectivas sobre o desempenho do avaliado
desvantagens -> exige investimento em tecnologia e treinamento para funcionar; o retorno pode provocar ressentimentos no avaliado; maturidade; demorado; pode haver conflitos.
GAB LETRA D
-
Faltou dizer que também será feita a autoavaliação...
-
Nesse tipo, se ficar na dúvida, chuta Avaliação 360. As bancas amam esse método
-
GABARITO:D
Avaliação 360 graus
A Avaliação 360º (graus), também conhecida como feedback 360º, é uma ferramenta de avaliação de desempenho que permite a avaliação do funcionário por todos a sua volta, como superiores, subordinados, prestadores de serviços, clientes, e pelo próprio avaliado. Esse método, muito utilizado pelas empresas, tem como propósito compreender as deficiências do funcionário e auxiliar na evolução de suas competências fundamentais, sendo uma importante ferramenta da gestão estratégica de pessoas. A avaliação 360º tem sido implementada em um número crescente de empresas americanas nos últimos anos, contando com uma variedade de metas de melhorias individuais e organizacionais. [GABARITO]
A primeira utilização dessa ferramenta de avaliação foi durante a Segunda Guerra Mundial através das forças armadas da Alemanha. Apesar de não ter esse nome, o conceito era similar: os soldados eram avaliados uns pelos outros, por supervisores e por seus subordinados para prover informações, indicações e sugestões sobre como melhorar seu desempenho.
Os militares dos EUA utilizaram um conceito de avaliação de desempenho parecido durante a Primeira Guerra Mundial, a diferença era que não apresentava as participações dos subordinados.
-
GABARITO - D
Questão duvidosa. O CESPE tem uma questões em que considera errada a falta da AUTOAVALIAÇÃO do funcionário submetido a avaliação de desempenho. Precisamos nos atentar a isso!
-
Lembrando que o avaliado também se autoavalia e que esse é um método moderno (AAA).
JÁ NA LISTA DE VERIFICAÇAO, O AVALIADO NÃO SE AUTOAVALIA.
-
Avaliação 360º ou circular. Participa geral, inclusive o avaliado.
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as técnicas de avaliação de desempenho. Em relação às características descritas no enunciado, vejamos qual das alternativas está correta.
A avaliação 360º (ou circular) trata-se de uma avaliação que é feita de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma forma de interação com o avaliado. Assim, participam da avaliação o superior, os colegas e pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores e todas as pessoas que giram em torno do avaliado, com uma abrangência de 360°, o que inclui o próprio avaliado.
Podemos concluir que a alternativa "D" é a correta. As demais alternativas não apresentam métodos válidos.
GABARITO: D
Fonte:
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.