SóProvas


ID
2716402
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Apesar de os termos cultura organizacional e clima organizacional serem, em algumas situações, utilizados como sinônimos, existem diferenças relevantes entre esses conceitos.


Qual das proposições abaixo faz, corretamente, a distinção entre esses dois conceitos?

Alternativas
Comentários
  • Letra A

     

    A cultura organizacional refere-se aos significados compartilhados que moldam a maneira que seus membros se comportam dentro da organização. São os valores que a maioria dos integrantes daquele grupo social compartilha. É a personalidade da organização. Se expressa na Gestão de Pessoas, nos estilos de liderança, nas tomadas de decisão, nas comunicações, etc.

     

    O clima organizacional é a percepção que os funcionários têm do ambiente de trabalho. De certo modo, podemos dizer que é a reação à cultura organizacional. Poderíamos, portanto, conceituar o clima organizacional como o conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em um determinado momento ou situação.

     

    Fonte: RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 

  • ué, a letra A não faz distinção nenhuma, só conceitua um dos termos mas n faz comparação alguma... Achei estranho
  • Não entendi o porque da letra A

  • A questão parece ter se embasado na dissertação de mestrado de Ricardo Silveira Luz, “GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL: PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA METODOLOGIA DE DIAGNÓSTICO, MENSURAÇÃO E MELHORIA. ESTUDO DE CASO EM OGANIZAÇÕES NACIONAIS E MULTINACIONAIS LOCALIZADAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO", na qual o autor aponta que a cultura organizacional impacta o cotidiano da organização: suas decisões, as atribuições de seus funcionários, as formas de recompensas e punições, as formas de relacionamento com seus parceiros comerciais, seu mobiliário, o estilo de liderança adotado, o processo de comunicação, a forma como seus funcionários se vestem e se portam no ambiente de trabalho, seu padrão arquitetônico, sua propaganda, e assim por diante. Nesse sentido, além de um significado simbólico, de representações, ela também exerce um sentido político e de controle, reforçando o comportamento de seus membros, determinando o que deve ser seguido e repudiando o que deve ser evitado.

    As outras alternativas todas apresentam os conceitos trocados, que foram bastante trabalhados pelo autor, como vocês poderão consultar no trabalho disponível na íntegra em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/leonardotonon/especializacao/arquivos-gerais/Aula%203%20-%20Dissertacao%20Ricardo%20Luz.pdf

    GABARITO: A