SóProvas


ID
2716435
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Juvenal é caracterizado como um líder transformacional e Ana, como tendo uma liderança transacional. Nesse contexto, pode-se afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Quem é Maria?

  • Não dá pra levar uma questão dessa a sério.

     

  • Alternativa D., pois o líder transformacional inspira seus liderados, consequentemente eles conseguem obter melhores resultados nas metas estabelecidas em benefício tanto da organização quanto do próprio colaborador. Já o líder transacional ele busca incentivar mais por meios de incentivos materiais e tem uma relação de troca entre ambos. Obs. O nome está é errado, é Ana e não Maria.
  • Corrijam a questão, por favor.
  • Porque a B está correta?

     

    Ana adota o estilo laissez-faire, ela deixa os liderados livres, abdica das suas responsabilidades, evitando a tomada decisão. 

  • b) Ana adota o estilo laissez-faire, ela deixa os liderados livres, abdica das suas responsabilidades, evitando a tomada decisão. CORRETA.

     

    Liderança Transacional: 

    Recompensa Contingente: negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho.

    Administração por exceção (ativa): procura e observa desvios das regras e padões tomando atitudes corretivas necessárias.

    Administração por exceção (passiva): intervém apenas quando os padrões não são alcançados.

    Laissez-Faire: abdica das responsabilidades, evita tomar decisões.

  • O conceito de liderança transformacional indica uma liderança em que os líderes introduzem grandes mudanças nas organizações e na Sociedade, pois ao inspirarem seus seguidores, conseguem implementar grandes mudanças nas suas atitudes e comportamentos, e obtêm deles o compromisso e empatia necessários para alcançar os objetivos da organização. A ideia é elevar a consciência dos seguidores implementando ideais mais elevados e valores morais como a honestidade e a honra, gerando um compromisso destes para com a organização.

    Já a liderança transacional indica um líder que motiva os seus seguidores pelo apelo que faz ao seu próprio interesse, buscando que os seguidores respondam aos seus estímulos numa relação tipo causa-efeito: ao cumprirem o seu papel e os requisitos da tarefa, os subordinados recebem um reforço contingente, numa relação baseada na troca. Daí o nome transacional (de transações). O líder adota certo tipo de atitudes e espera uma determinada reação por parte dos seus seguidores, face aos objetivos, direção a seguir e metas a serem atingidas. Sua principal característica é oferecer recompensa material.

    Porém a relação de troca não proporciona uma ligação muito duradoura na medida em que tal persiste somente enquanto durarem as recompensas, enquanto as partes acreditarem no ganho de benefícios próprios. Dessa forma dificilmente produzirão níveis de esforços maiores que as lideranças transformacionais, que influenciam os seus seguidores através da inspiração. O que torna incorreta a alternativa D, apesar de ter incluído a terceira personagem Maria que nada tinha que ver com a história.

    GABARITO: D

  • Quem é Maria? Kkk