SóProvas


ID
2716450
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Inicialmente, o job rotation foi utilizado em programas de trainees. Atualmente, é uma estratégia de treinamento e desenvolvimento que cresce cada vez mais nas empresas brasileiras de diversos setores e áreas de atuação. São vantagens dessa prática EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Puts, e desde quando a formação generalista é uma desvantagem?

     

    O problema dessas bancas pequenas é que elaboram as questões se baseando em sites de empresas de consultoria, como esse: https://www.grupometa.com/gestao-de-pessoas/vantagens-e-desvantagens-job-rotation-para-empresas.html

     

    Referencial teórico de qualidade passa longe!

     

     

  • O que é Job Rotation?

    Trata-se de uma prática em que o colaborador exerce funções diversas em períodos previamente determinados. O intuito é maximizar o aprendizado deste colaborador, mostrando a ele os processos de diversas áreas da empresa e algumas atividades específicas.

    A prática do Job Rotation é comum em programas de trainee, mas também pode ser aplicada em outras situações corporativas. Uma das maiores vantagens da estratégia é fazer com que o colaborador conheça com mais profundidade a empresa e o negócio desenvolvido por ela. Além disso, o colaborador tem a oportunidade de desenvolver potenciais e talentos diversos, se tornando um colaborador completo para a sua empresa.

    Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/como-implantar-o-conceito-de-job-rotation-nas-empresas/ acesso em 24.07.2018

  • O que é Turnover:

    Turnover é um termo da língua inglesa que significa "virada"; "renovação"; "reversão" sendo utilizado em diferentes contextos. É um conceito frequentemente utilizado na área de Recursos Humanos (RH) para designar a rotatividade de pessoal em uma organização, ou seja, as entradas e saídas de funcionários em determinado período de tempo.

    Na área de RH, o cálculo de turnover tem a função de determinar a percentagem de substituições de funcionários antigos por novos e, consequentemente, analisar a capacidade da empresa em manter os seus colaboradores. 

  • Questão pessima..lógico que auxilia o profissional a se tornar generalista.

  • Achei a fonte de qualidade duvidosa: https://meuaio.com/blog/job-rotation-nas-empresas/

    Segundo a fonte: formação generalista é uma vantagem para organização, mas uma desvantagem para o funcionário no específico contexto de uma possível recolocação no mercado. Ou seja, a banca se baseou em uma suposta desvantagem que só se sustenta na exceção da exceção!! 

    Além disso, afirma que tal prática promove a satisfação, que por tabela reduz o turn over. Desconheço pesquisas que relacionem Job Rotation e Turn Over. Alguém conhece?

    Viva a loucura das bancas!

  • A questão parece ter embasamento no artigo de Bianca Lopes, “Job Rotation nas empresas: conheça os pontos positivos e negativos do método", no qual a autora descreve o método de Job Rotation como um rodízio de trabalho, uma ferramenta para promover mais dinamismo à empresa e compreensão dos perfis de seus funcionários. Pode ser uma oportunidade para se estudar possíveis substituições, sucessões, efetivações e ajustes benéficos relativos aos cargos em diversos tipos de organizações, sendo muito utilizado para desenvolver estagiários, Trainee ou formar líderes.

    Dentre as principais vantagens encontram-se a possibilidade de identificação de talentos, o menor índice de turnover, o melhor encaixe dos empregados nas funções certas, o afastamento de práticas fraudulentas e o desenvolvimento integrado dos colaboradores.

    Já as desvantagens do método são a resistência por parte dos funcionários, a adaptação demorada e a formação muito generalista.

    O artigo pode ser encontrado na íntegra em: https://meuaio.com/blog/job-rotation-nas-empresas/

    GABARITO: C