SóProvas


ID
2716468
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os recrutamentos interno e externo contribuem para a formação e contínua atualização do banco de talentos e é fonte para os recrutamentos futuros. Os recrutamentos interno e externo apresentam diferenças expressivas quanto aos prós e contras oferecidos por um ou outro.


São vantagens do recrutamento interno em relação ao externo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O recrutamento interno é o processo de atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar os cargos vagos na organização, no qual o ambiente de busca ocorre dentro da própria organização, dentre os funcionários do quadro atual.

    Esse processo apresenta como vantagens o aproveitamento do potencial humano já existente na organização; a não necessidade de socialização dos novos membros, visto já serem do efetivo; a probabilidade de a seleção obter mais sucesso, devido ao fato de já serem conhecidos os concorrentes; o custo menor, por não exigir meios de ampla divulgação, por exemplo; além de incentivar os colaboradores a permanecerem fiéis à organização e motivá-los a se desenvolverem para galgarem os novos postos oferecidos. É indicado para manter-se a estabilidade, o status quo da organização, em situações que exigem pouca ou nenhuma mudança.

    Por outro lado, apresenta como desvantagens justamente o conservadorismo e a perpetuação de rotinas, a conservação da cultura, a não reciclagem dos funcionários, impedindo assim, mudanças no capital humano da empresa – inclusive para ampliação e desenvolvimento.

    GABARITO: A
  • Gabarito A

    Nem sempre a rotina atual de uma empresa é um ponto positivo, o recrutamento externo por exemplo pode proporcionar inovação e ser um diferencial positivo em relação ao recrutamento interno.