SóProvas


ID
2717518
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

        Júlio Verne: previsões do autor que se tornaram realidade


      O escritor francês Júlio Verne é considerado por muitos o pai da ficção científica. Suas obras influenciaram gerações e inspiraram filmes e séries de TV. Há quase cem filmes baseados em mais de 30 livros assinados por ele.

      Júlio Verne nasceu na cidade de Nantes em fevereiro de 1828. Sua verdadeira paixão eram as viagens, que na época eram feitas principalmente de navio. Aos 11 anos, ele fugiu de casa para se tornar marinheiro. Na primeira escala, porém, seu pai conseguiu apanhá-lo − e depois quem apanhou foi o pequeno Verne. Reza a lenda que ele teria jurado não voltar a viajar, a não ser em sua imaginação e fantasia.

      Um dos fatos que mais chamam a atenção em suas obras são as previsões feitas pelo escritor que se concretizaram séculos depois. Por exemplo, oitenta anos antes dos noticiários televisivos surgirem, Júlio Verne descreveu a alternativa para os jornais: "Em vez de ser impresso, o ‘Crônicas da Terra’ seria falado, teria assinantes e partiria de conversas interessantes dos repórteres e cientistas que contariam as notícias do dia". Ele também imaginou o “fonotelefoto”, que seria usado pelos repórteres para registrar e transmitir sons e imagens.

(Adaptado de: MARASCIULO, Marilia. Júlio Verne: previsões do autor que se tornaram realidade. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com

Considere o trecho:


Ele também imaginou o “fonotelefoto”, que seria usado pelos repórteres para registrar sons e imagens.


As aspas em “fonotelefoto” sinalizam uma palavra

Alternativas
Comentários
  • Parte do texto que corrobora a letra C como gabarito: "Um dos fatos que mais chamam a atenção em suas obras são as previsões feitas pelo escritor que se concretizaram séculos depois.(...) Ele também imaginou o “fonotelefoto”, que seria usado pelos repórteres para registrar e transmitir sons e imagens."

  • "Fonotelefoto" é a atual câmera de televisão. Termo criado por Júlio Verne em sua obra.

  • Letra (c)

     

    As aspas são utilizadas para destacar uma palavra ou expressão usada fora do contexto habitual.

  • Voltou ao contexto, pois foi previsto no início do último parágrafo.

  • ...

    não seria AUTOR? Para quem marcou a D

  • Gabarito: Letra C

    Para quem ficou em dúvida: foi escrito por MARASCIULO, Marilia.

    (Adaptado de: MARASCIULO, Marilia. Júlio Verne: previsões do autor que se tornaram realidade. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!