-
O CTB classifica as vias da seguinte forma:
Vias urbanas
De trânsito rápido - caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.
Arterial - caracterizada por interseções em nível, geralmente controladas por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.
Coletora - destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.
Local - caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinadas apenas ao acesso local ou a áreas restritas.
Fonte: http://www.transitoideal.com/pt/artigo/3/pedestre/86/classificacao-das-vias
-
alguém sabe me explicar porque As vias arteriais retilíneas com poucas interseções atraem o uso lindeiro diversificado?
porque eu entendo que poucas interseções não permitem acesso a esses lotes lindeiros, então como isso poderia ser um atrativo ?
Por exemplo, Qual seria a vantagem de um Comércio as margens de uma via Expressa, se o trafego não facilita o acesso dos usuarios para compras? seria um atrativo apenas de visibilidade?
-
Eu acho engraçado algumas questões da FGV, parece que eles criam conceitos, não embasado legalmente, da cabeça deles e querem que você saiba.
Eu não sei na cidade de vocês, mas na minha temos inúmeros prédio multifamiliares em lotes de esquinas sem quaisquer problemas