B) Os líquidos inflamáveis devem ser armazenados no limite superior de explosividade.
"A quantidade de gás combustível necessário para a queima, varia para cada produto e está dimensionada através de duas constantes : o Limite Inferior de Inflamabilidade (ou explosividade) (LII) e o Limite Superior de Inflamabilidade (LSI).
O LII é a mínima concentração de gás que, misturada ao ar atmosférico, é capaz de provocar a combustão do produto, a partir do contato com uma fonte de ignição. Concentrações de gás abaixo do LII não são combustíveis pois, nesta condição, tem-se excesso de oxigênio e pequena quantidade do produto para a queima. Esta condição é chamada de “mistura pobre“.
Já o LSI é a máxima concentração de gás que misturada ao ar atmosférico é capaz de provocar a combustão do produto, a partir de uma fonte de ignição. Concentrações de gás acima do LSI não são combustíveis pois, nesta condição, tem-se excesso de produto e pequena quantidade de oxigênio para que a combustão ocorra, é a chamada “mistura rica“.
Pode-se então concluir que os gases ou vapores combustíveis só queimam quando sua percentagem em volume estiver entre os limites (inferior e superior) de inflamabilidade, que é a “mistura ideal” para a combustão."
Pois bem, como o enunciado da questão aborda, faz-se necessário analisar o triângulo, bem como reação em cadeia. A letra B infere em uma verdade que não é absoluta. Dessa forma, o conceito correto deveria ser " Os líquidos inflamáveis podem ser armazenados..." , já que além de estar no limite superior de explosividade, no seu limite inferior também é uma situação aceitável, conforme citado abaixo, pelo site da CETESB.