SóProvas


ID
2718886
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os processos de combustão, embora complexos, eram representados por um triangulo em que cada um dos lados representava um dos fatores essenciais para deflagração do fogo: combustível, comburente e calor. Essa representação foi aceita durante muito tempo, embora fenômenos anômalos ocorriam e não podiam ser explicados com base no triângulo do fogo. Dessa forma, foi incluído um quarto fator, conhecido como reação em cadeia.


Com base no relato acima, NÃO é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

    Os metais pirofóricos à atingirem a temperatura mínima necessária para o início de uma combustão, independente de uma fonte de ignição, quando o simples contato do combustível com o comburente já serve para gerar tal reação.

     

    fonte: http://www.bucka.com.br/como-combater-incendios-piroforicos/

  • A assertiva "a" tbm está errada. Incêndios de superfície, líquidos inflamáveis p. ex., são os de classe B. Os de classe C são os de materiais ligados à rede elétrica.

  • A alternativa "A" também não está incorreta

    Incêndios do tipo C tem como cenário reações provocadas em circuitos elétricos.

    As reaçoes provocadas em agentes de superfície ( gasolina, alcool etc) são classificadas como do tipo B.

  • B) Os líquidos inflamáveis devem ser armazenados no limite superior de explosividade.

    "A quantidade de gás combustível necessário para a queima, varia para cada produto e está dimensionada através de duas constantes : o Limite Inferior de Inflamabilidade (ou explosividade) (LII) e o Limite Superior de Inflamabilidade (LSI).

    O LII é a mínima concentração de gás que, misturada ao ar atmosférico, é capaz de provocar a combustão do produto, a partir do contato com uma fonte de ignição. Concentrações de gás abaixo do LII não são combustíveis pois, nesta condição, tem-se excesso de oxigênio e pequena quantidade do produto para a queima. Esta condição é chamada de “mistura pobre“.

    Já o LSI é a máxima concentração de gás que misturada ao ar atmosférico é capaz de provocar a combustão do produto, a partir de uma fonte de ignição. Concentrações de gás acima do LSI não são combustíveis pois, nesta condição, tem-se excesso de produto e pequena quantidade de oxigênio para que a combustão ocorra, é a chamada “mistura rica“.

    Pode-se então concluir que os gases ou vapores combustíveis só queimam quando sua percentagem em volume estiver entre os limites (inferior e superior) de inflamabilidade, que é a “mistura ideal” para a combustão."

    Pois bem, como o enunciado da questão aborda, faz-se necessário analisar o triângulo, bem como reação em cadeia. A letra B infere em uma verdade que não é absoluta. Dessa forma, o conceito correto deveria ser " Os líquidos inflamáveis podem ser armazenados..." , já que além de estar no limite superior de explosividade, no seu limite inferior também é uma situação aceitável, conforme citado abaixo, pelo site da CETESB.