SóProvas


ID
2719297
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

              Geovani Martins: como a favela me fez escritor


      Nasci em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, em 1991. Em 2004, aos 13 anos de idade, mudei com minha mãe e meus irmãos para o Vidigal, na Zona Sul da cidade. Destaco esses lugares e essas datas para dizer que O sol na cabeça, meu primeiro livro, publicado em março de 2018, teve início com o choque provocado por essa mudança.

      Era tudo diferente: o jeito de falar, de brincar na rua, as regras no futebol, a música, o ritmo das pessoas, até o sol parecia queimar de outra forma. Eu ficava no meio, tentando me adaptar. Depois dessa primeira mudança encarei mais umas tantas; até o ano de 2015 já havia me mudado 17 vezes. A partir desse trânsito constante entre tantas casas, becos, ruas e praças, parti para o livro com a ideia de que a periferia precisa ser tratada sempre como algo em movimento.

      A favela hoje é centro, produz cultura e movimenta a economia. O favelado cria e consome como qualquer outra pessoa do planeta. E quando digo consome, não me refiro apenas a Nike, Adidas, Samsung, Microsoft. Falo também da cultura pop que faz a cabeça dos jovens do mundo todo, como os filmes e as séries de sucesso mundial. A cultura erudita, como Shakespeare e Machado de Assis, também encontra seus públicos por becos e vielas.

          (Geovani Martins. https://epoca.globo.com. 06.03.2018. Adaptado)

Uma passagem do texto que permanece correta após o acréscimo das vírgulas é:

Alternativas
Comentários
  • * GABARITO: "e";

    ---

    * FUNDAMENTO DA "e": a ordem apropriada, numa frase, é sujeito-verbo-objeto-advérbio. Como o advérbio está deslocado, haverá vírgula.

    ---

    Bons estudos.

  • O advérvio de tempo/frequência "sempre" utilizado na oração foi intercalado por duas vírgulas, pois a ordem canônica (preferencial) de uma oração é constituída por Sujeito + Verbo + Complemento(s) do Verbo + Adj. Adv., respectivamente. Regra geral, em concursos públicos, os advérbios que forem utilizados fora da ordem preferencial devem ser intercalados ou não por vírgulas, a depender do tamanho do advérbio - curto ou longo-. A regra se faz da seguinte maneira:

     

    Adjunto adverbial curto: até duas palavras;

    Adjunto adverbial longo: três ou mais palavras.

     

    Quando o advérbio for longo e estiver fora de ordem na oração, ele deverá necessariamente ser intercalado por duas vírgulas. Mas quando o advérbio que estiver desordenado for curto, poderá ele ser intercalado ou por duas vírgulas ou por nenhuma vírgula (fato que comprova isto é o próprio texto, de onde foi tirado a referida frase).

     

     

  • Virgula separa Loc. Adverbial anteposto ao verbo.

    Ex.: No aeroporto, esperaram-se os artistas.

    Ex2: A população, no ano passado, participou das eleições.

    Dica: será facultativo o uso da vírgula quando a Loc. ADV. ter até 3 palavras.

    Ex: Em nossa formatura, haverá várias surpresas.

    Ex2: Em nossa formatura haverá várias surpresas.

  • Gabarito E

    Falo também (Quem fala, fala de alguma coisa...), da cultura pop que faz a cabeça, dos jovens do mundo todo...

    Depois (Esse ''depois'' está se referindo a passagem da ''primeira mudança''. Portanto, não deveria ter vírgula alguma separando-as), dessa primeira mudança encarei, mais umas tantas...

    ... teve início (O quê teve início?), com o choque provocado, por (Por... ???) essa mudança.

    ... até o sol (sujeito) , parecia queimar (verbo), de outra forma (complemento).

    a periferia precisa ser tratada, sempre (adjunto adverbial), como algo em movimento. (2° parágrafo)

    Regra S.V.C.

    S.V.C NÃO se separa.

    Sujeito

    Verbo

    Complemento