Letra B
Síntese de abordagens sobre liderança:
Liderança como arte de indução da concordância: liderança é pensada em termos da capacidade de moldar o grupo em torno das intenções, desejos e vontades do líder. A influência é exercida em uma única direção: do líder para os liderados/seguidores, sem a consideração dos desejos destes últimos. Trata-se da arte de induzir os outros a fazer algo conforme comportamentos desejados pelo líder;
Liderança como construção de sentido: líder entendido como alguém responsável por exercer uma função simbólica, servindo como representante d seu grupo para outros grupos. Líderes reforçam os significados associados aos eventos e às circunstâncias grupais. Líderes são atores importantes na formação e manutenção da cultura da organização.
Liderança como exercício de influência: liderança é entendida como uma relação entre líder e seguidor, na qual o primeiro se esforça, por meio de processos de influência, para alterar o comportamento do segundo com vistas a alguma finalidade específica.
Liderança como personalidade e seus efeitos: liderança é definida em termos dos atributos de personalidade ou da força de caráter do próprio líder.
Liderança como comportamento persuasivo: liderança como atividade de exercer a persuasão sem uso de coerção. Persuasão é compreendida como um instrumento para moldar as expectativas e crenças, sobretudo nas áreas política, social e religiosa.
Livro: Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil – 2ª ed – Página 418
Autores: Zanelli, Borges-Andrade e Bastos.