SóProvas


ID
2719804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As formas de administração de conflitos incluem o(a)

I acordo.
II colaboração.
III acomodação.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • acordo

    colaboração 

    acomodação:

    Robbins (2008) ressalta que a abordagem de acomodação é comum, quando uma das partes envolvidas no conflito tem a postura de apaziguar a situação, preferindo colocar os interesses do oponente em primeiro lugar.

    Para Griffin e Moorhead (2006), esta abordagem é caracterizada quando as partes envolvidas no conflito possuem compatibilidade de objetivos, porém, a interação entre os indivíduos não é importante para alcançar as metas do grupo. Mcintyre (2007) descreve que os indivíduos possuem uma baixa preocupação consigo e uma alta preocupação com os outros, o que ocorre quando os indivíduos priorizam a coexistência pacífica e reconhecem que os interesses da outra parte são prioridade.

    Moscovici (2009) afirma que abordagem de acomodação comumente ocorre em situações de negociação entre as partes, em que ninguém perde tudo, mas também, ninguém ganha tudo. Os indivíduos buscam soluções intermediárias para atender às suas necessidades, embora não seja o mais adequado.

     

  • RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, conforme Robbins:

     

    Competição: Há abordagem de competição quando uma pessoa busca a satisfação dos próprios interesses, independentemente do impacto que isso exerce sobre as outras partes envolvidas no conflito;

     

    Colaboração: Há abordagem de colaboração quando as partes conflitantes desejam satisfazer os interesses de ambos, quando há uma situação de cooperação e de busca de resultados mutuamente benéficos. Robbins (2009) explica que, como a solução deve ser vantajosa para ambas as partes, a colaboração é tida com frequência como uma abordagem do tipo ganha-ganha.

     

    Não-enfrentamento: Há abordagem de não-enfrentamento quando se reconhece a existência de conflito, porém nega-se tal conflito por meio da fuga ou tentativa de suprimi-lo.

     

    Acomodação: Há abordagem de acomodação quando uma das partes é capaz de se sacrificar, ou seja, coloca os interesses do outro em primeiro lugar.

     

    Concessão ou Acordo: Há abordagem de concessão quando as partes em conflito abrem mão de alguma coisa, ou seja, os oponentes fazem concessões mútuas, recompensando um ao outro em função das perdas frutos destas concessões, de forma a se chegar a um acordo. Esta é uma abordagem típica em negociações trabalhistas.

  • Alternativa E. Chiavenato (2014) considera 5 tipos de administrar conflitos: - Evitação - Acomodação - Competitivo - Compromisso - Colaboração
  • Dimensões das intenções para a administração de conflitos:

    1)       Competir (satisfação de seus próprios interesses)

    2)       Conceder (abrir mão de algo / compartilhamento / resultado de compromisso / sem vencedores ou perdedores)

    3)       Colaborar (satisfazer interesse de ambos / cooperação / resultados mutuamente benéficos)

    4)       Evitar(suprimir o conflito ou livrar-se dele)

    5)       Acomodar-se (apaziguar a outra parte / sacrificar o próprio interesse / colocar o interesse de outro antes dos seus)

  • Para Thomas & Kilmann, existem 5 estratégias de negociação para gerenciar conflitos, quais sejam:

    Competição - atitude assertiva e não cooperativa, onde os indivíduos procuram atingir os seus próprios interesses em detrimento dos interesses da outra pessoa. É um estilo agressivo e antagônico onde o indivíduo faz uso do poder para vencer;

    Acomodação -  atitude inassertiva, cooperativa e autossacrificante, sendo o oposto da competição, onde a pessoa renuncia aos seus próprios interesses para satisfazer os interesses da outra parte; (III)

    Evitação - atitude inassertiva e não cooperativa, onde a pessoa não se empenha em satisfazer os seus interesses, nem tampouco coopera com a outra pessoa. O indivíduo coloca-se diplomaticamente à margem do conflito;

    Acordo - uma posição intermediária entre assertividade e cooperação. O indivíduo procura soluções mutuamente aceitáveis, que satisfaçam parcialmente os dois lados. Ele abre mão de alguma coisa, desde que em contrapartida receba algo em troca que seja de seu interesse. O acordo significa trocar concessões, ou então procurar por uma rápida solução de meio termo; (I)

    Colaboração - atitude tanto assertiva quanto cooperativa, onde busca-se identificar as necessidades e interesses dos dois lados e encontrar uma solução satisfatória para todos os envolvidos. (II)

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: E