SóProvas


ID
2720446
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A operacionalização do projeto profissional, de acordo com o artigo “atribuições privativas do/a assistente social em questão” (CFESS, 2012), supõe o reconhecimento das condições sócio-históricas que circunscrevem o trabalho do assistente social na atualidade, estabelecendo limites e possibilidades à plena realização daquele projeto. Sendo o serviço social regulamentado como uma profissão liberal – daí os estatutos legais e éticos que atribuem uma autonomia teórica e ética à condução do exercício. O exercício da profissão é tensionado pela compra e venda da força de trabalho especializada do assistente social:

Alternativas
Comentários
  • Errei por lembrar da relativa autonomia que tem muito a ver com ''trabalhador assalariado''.

     

    Não entendir muito porque do gabarito!

  • O exercício da profissão é tensionado pela compra e venda da força de trabalho especializada do assistente social enquanto trabalhador assalariado, o que representa um determinante, fundamental na efetivação da autonomia do profissional. Supõe o ingresso de seu trabalho no reino social do valor de troca, que incide inclusive no estabelecimento do valor prédio de sua força de trabalho, mediado pelo qual se efetiva a objetivação do valor de uso dessa força de trabalho.

     

    http://www.cfess.org.br/arquivos/atribuicoes2012-completo.pdf

     

  • Marileia,

     

    Trabalhador autônomo é diferente de autonomia. Trabalhar autônomo e trabalhador assalariado sãl categorias de trabalho diferentes.8

  • GABARITO A

  • GABARITO: LETRA A

    ? Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social pretende caracterizar o assistente social enquanto trabalhador assalariado e portador de um projeto profissional enraizado no processo histórico e apoiado em valores radicalmente humanos e tratar alguns dos determinantes históricos e forças sociais que explicam as metamorfoses dos espaços ocupacionais em que inserem os assistentes sociais na atualidade.

    ? Referência: https://www.unifesp.br/campus/san7/images/servico-social/Texto_introdutorio_Marilda_Iamamoto.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • porque não a B? Alguém explica?