- 
                                GABARITO D   Til   O til (do latim titulus, significando título, acima da escrita), representado por ~, em português, pode-se escrever em cima do a ou do o e o seu objetivo é anasalar a pronúncia da letra. Lembre que o til não é um acento gráfico e sim fonético. 
- 
                                O til não é um acento, é um sinal gráfico de nasalação; mas vale como acento quando recai sobre a sílaba tônica ... >>>>  so-li-dão Até onde eu sei o -dão é a sílaba tônica, portanto a assertiva III, na minha visão, estaria errada e o gabarito seria a letra A. Alguém poderia explicar isso?   
- 
                                Arthur Dantas, análise a palavra quanto a pontuação graficamente e não quanto tonicamente veja: III. A palavra solidão não é acentuada graficamente, o til (~) é apenas um sinal de nasalação 
- 
                                Excelente Questão .... Para um revisão  ! RsRs...   Sertão Brasil . 
- 
                                Alguém poderia me explicar pq o item I não esta correto? 
- 
                                I - proparoxitona 
- 
                                Daenerys Targaryen uai, o item I está correto. São todas palavras proparoxítonas. 
- 
                                essa vai para anotações MEGA IMPORTANTES do caderno pegadinhas das bancas idiotas 2018 
- 
                                I. As palavras lâmpada, círculo e mágico seguem a mesma regra de acentuação. Todas são proparoxítonas são acentuadas - CORRETO   II. A palavra alguém recebe acento por ser oxítona terminada por “em”. As oxítonas terminadas em A(S), E(S), O(S) e EM(ENS) são acentuadas - CORRETO   III. A palavra solidão não é acentuada graficamente, o til (~) é apenas um sinal de nasalação. O til (~) não é considerado uma acentuação grática, sim fonética, apenas para indicar a nasalação da palavra.
 Apesar do DÃO ser uma oxítona terminada em "O", ela não entra na acentuação gráfica, porque as terminações A(S), E(S), O(S) e EM(ENS) são válidas apenas para a formação padrão da língua portuguesa, como DÃO forma um ditongo, não é acentuada graficamente.
 
 
 O que seria a formação padrão? Intercalação de CONSOANTE e VOGAL na terminação da palavra. Ou seja, ditongos e tritongos não entram na formação padrão na terminação, tanto que existem regras especiais para ditongos.
 
 
- 
                                III. A palavra solidão não é acentuada graficamente, o til (~) é apenas um sinal de nasalação. 
 Comentário desse item: Achei que o ~ não é apenas um sinal de nasalação. Por isso, achei que estava errada e não correta.
 
- 
                                Pra quem não se lembra, macetinho básico: PROPAROXÍTONA = PRO...PAR...OXÍTONA Proparoxítona = MÁgico, GeoGRÁfico; Paróxitona = PosSÍvel; DispoNÍveis Oxítona = ComiTÊ, CaFÉ. 
- 
                                I. As palavra lâmpada, círculo e mágico seguem a mesma regra de acentuação. II. A palavra alguém recebe acento por ser oxítona terminada por “em”. III. A palavra solidão não é acentuada graficamente, o til (~) é apenas um sinal de nasalação QUESTÃO PRA NÃO ERRA, MUITO BOA.  Anotação toda a palavra proparoxítona e a penúltima sílaba é a mais forte, tem a tonicidade forte a sílaba (forte) ela será acentuada. As palavras oxítona serão acentuada quando a última sílaba for a mais forte e só lembra da regra da oxítona que termina em (em -) ens exemplo também, parabéns. E a palavra solidão exatamente ela recebe uma acento de nasalização.Tbm a sua sílaba mais forte e dão ela e oxítona mais recebe uma (til) de nasalização devido o som sair pelo nariz, ela e ditongo nasal decrescente ão exemplo pão/mão 
- 
                                GABARITO D.  III. A palavra solidão não é acentuada graficamente, o til (~) é apenas um sinal de nasalação 
- 
                                GABARITO: LETRA D ACRESCENTANDO: Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas: Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s). Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…
 
 Regra de Acentuação para Oxítonas:
 Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens). Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...   Regra de Acentuação para Paroxítonas: Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens). Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.   Regra de Acentuação para Proparoxítonas: Todas são acentuadas .Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo... 
 Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):
 Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos. Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...
 
 FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.