-
Princípio da Proveniência ou de Respeito aos Fundos.
É o princípio fundamental da teoria arquivística.
De acordo com ele, os arquivos devem ser organizados por fundos de documentos, e não podem ser misturados a outros fundos, respeitando-se assim sua origem.
Fonte:Arquivologia Facilitada.
-
Princípio da Proveniência: Princípio básico da Arquivologia, segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família ( = fundo de arquivo) não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado Princípio de Respeito aos Fundos.
-
Certo
"Documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa." (Princípio do Respeito aos Fundos)
-
Um fundo nada mais é do que o conjunto de documentos de uma mesma
proveniência (=origem).
O fundo é aberto se podem ser acrescentados novos documentos em função do
fato de a entidade produtora continuar em atividade; e, fechado se não recebe
acréscimos de documentos, em função de a entidade produtora não se
encontrar mais em atividade.
-
Respeito aos fundos = proveniência
-
O princípio da Proveniência ou de Respeito aos Fundos determina que os documentos oriundos de uma determinada fonte (instituição produtora) não devem ser misturados com os documentos produzidos por fontes diversas, sob pena de o conjunto perder seu caráter probatório e informativo, anulando a razão para existência do arquivo.
Sendo assim, o primeiro critério a ser considerado para ordenação e tratamento de conjuntos de documentos é a sua fonte geradora, a instituição produtora.
Gabarito do professor: Certo
-
Princípio da PROVENIÊNCIA, procedência ou de respeito aos fundos
O princípio da proveniência diz que os devem ser mantidos, num mesmo fundo, os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora. Já o princípio do respeito aos fundos diz que os documentos de uma fonte geradora não devem ser misturados aos documentos de outra fonte geradora.
Existem dois tipos de fundos
Fundo fechado: fundo que não recebe acréscimos de documentos, em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade.
A regra é que um fundo fechado não receba mais documentos e a exceção é que ele receba se esses documentos tiverem sido produzidos enquanto a instituição ainda estava em funcionamento.
Fundo Aberto: quando ainda podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.
-
Certo, pois deve haver um respeito ao princípio dos respeitos aos fundos.
-
Princípio da PROVENIÊNCIA, procedência ou de respeito aos fundos