SóProvas


ID
272311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considere que determinado gerente, percebendo que todas as suas
ideias eram recebidas com irritação por seus subordinados, tenha,
em uma reunião de trabalho com sua equipe, anunciado que
tomaria, a partir de então, decisões de cima para baixo, pois estava
desapontado com a equipe de trabalho. Com base nessa situação,
julgue os itens a seguir.

A postura adotada pelo gerente não pode ser percebida como um problema de relacionamento interpessoal com sua equipe, visto que seus subordinados demonstraram resistência a suas ideias.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A postura adotada pelo gerente não pode ser percebida como um problema de relacionamento interpessoal com sua equipe, visto que seus subordinados demonstraram resistência a suas ideias.
  • Acho até bom para empresa, os funcionários demostrarem certa resistência quando o gerente está equivocado, pode até evitar prejuizos caso o gerente esteja errado e ninguém se oponha. É o que chamamos de conflito funcional.

    Mas o texto deixa claro que seus subordinados demonstraram resistência a TODAS suas ideias. Por isso é possível observar a existência de um problema de relacionamento entre eles.

    QUESTÃO ERRADA
  • Se os funcionários aceitassem  umas idéias e outras não, o problema seria inerente a natureza dessas idéias.
    Mas como os funcionários resistem a todas as idéias do gerente, o problema é de relacionamento entre o gerente e os funcionários.
  • RELAÇÕES INTERPESSOAIS As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação. Não há processos unilaterais na interação humana: tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas fontes: EU e OUTRO(S). O relacionamento interpessoal pode tornar-se e manter-se harmonioso e prazeroso, permitindo trabalho cooperativo, em equipe, com integração de esforços, conjugando as energias, conhecimentos e experiências para um produto maior que a soma, ou seja, a sinergia. Ou então, tende a tornar-se muito tenso, conflitivo, levando à desintegração de esforços e final dissolução do grupo Forças que Impulsionam: Empatia Motivação Iniciativa Competência Apoio Forças que Restringem: Vaidade Apatia Dependência Timidez Manipulação “LABOR OMINIA VINCIT IMPROBUS” – O TRABALHO PERSISTENTE VENCE TUDO
  • Pelo contrário, é percebido sim como problema de reçacionamento interpessoal.

  • A oposição as idéias do chefe pode configurar a somatização de convicções teóricas sem efetividade concreta. Ex: empresas solidificada no mercado estão fazendo o processo inverso das orientações sobre gerir pessoas, pois reduzem o quadro de colaboradores, criando assim, expectativa de "redução de custos". Medida essa, que tem criado resistência e descompromisso por aqueles parceiros e distorcendo o equilíbrio organizacional das empresas.

  • Gab: ERRADO

    Além de ser sim percebida como problema de relacionamento interpessoal, o gerente está intensificando e alimentando atitudes negativistas de sua equipe. Isso porque, ao tomar decisões Autocráticas, seus funcionários demonstrarão ainda mais resistência à comunicação.

    Veja o que diz Chiavenato para um novo viés de liderança e comportamento.

    "A liderança está valorizando o estilo coaching: a transição dos estilos técnicos e fechados para uma atuação mais humana e participativa está exigindo dos gerentes forte investimento em autoconhecimento e disponibilização de liderança e coaching para suas equipes. Aspectos como diálogo face a face, convergência, o exercício de dar e receber retroação, discussão de fatores que prejudicam a carreira das pessoas, relacionamento interpessoal e melhora do desempenho são uma das formas adotadas pelos novos líderes e organizações.

    Chiavenato, 4° Ed. Cap. 12, pág. 331.

    Erros, mandem mensagem :)