-
Os erros das letras a) e c) são que essa aspa não se remete a uma citação de outro texto como é afirmado, o erro da letra d) é que a aspa não é um sinal ortográfico e sim um sinal de pontuação; no contexto essa aspa vem simplesmente para imprimir uma característica do personagem no caso a tia Tula e deixar o texto mais rico.
-
substitui-se aspas por travessões, vírgulas, parenteses.
-
Gostaria de saber pq a C está errada.
-
O Gabarito está como B, porém acredito que o correto seria letra C.
b) Uma possível alternativa seria o acréscimo do travessão simultaneamente ao uso das aspas. Ia ficar bizonho escrever dois pontos, travessão e aspas no mesmo lugar, reparem que ele fala em acrescentar o travessão e não em substituir.
sempre gritava: - “Vem pra dentro
c) Observa-se a função de indicar expressão que o enunciador caracteriza como de autoria alheia, ainda que incorporada ao seu discurso. Certo, essa expressão era da Tia Tula e não dele.
DICA: Serve para ajudar a alternativa B
Regra de substituição das pontuações: travessões, vírgulas e parênteses podem ser substituídos uns pelos outros pela "regra do Japonês", por favor, tentem imaginar um Japonês logo abaixo:
_ _
,,
( )
-
Ué, cadê o erro da "C"?
São palavras que não são dele (são da Tia) colocadas entre aspas, ué. Não vi erro algum.
E uma das funções da aspa é justamente essa, usadas para citar palavras alheias.
Tanto que, veja bem, é seguido de dois pontos.
Tinha que ser Consulplan...
-
Usar simultaneamente aspas e travessão ? Depois eu que bebo....
-
Essa questão deve estar com o gabarito errado.
Se usarmos travessão juntamente com aspas como sugere a alternativa "d", ficaria assim:
-- “Vem pra dentro, menino, olha o mormaço!”
E isso não faz o menor sentido! OU se usa travessão OU se usa aspas!
A alternativa "c", sim, traz umi item correto!
HAIL!
-
Gabarito B
Também não encontrei erro algum na C.
-
Jurava que era a C
-
Tô fazendo de novo... E errando de novo! Apontem para comentários do professor, por favor.
-
Talvez ajuda, sobre a "C":
Aspas e travessão são usados para indicar declaração textual de alguém. As aspas são usadas quando a declaração está inserida no meio de um parágrafo. O uso do travessão ocorre quando a declaração inicia e toma o parágrafo inteiro ou a maior parte dele. Deve-se preferir o uso de travessão quando a declaração é composta por mais de uma frase, e de aspas quando a declaração não se constitui em uma frase completa.
Vejam os exemplos aqui:
https://memoria.rnp.br/guia/estilo/aspas.html
-
Eu acho que o erro da C é dizer que está incorporada ao discurso do autor quando na verdade é da Tia Tula
-
Não acho que a B esteja errada pois acredito que "- Vem pra dentro, menino..." não fere nenhuma regra, embora não seja obrigatório. Mas marquei a C porque achei mais certa que a B kekekeke e ainda não entendi o erro dela até agora
-
Me parece que o erro da letra C está no trecho "ainda que incorporada ao seu discurso". Não se incorpora ao discurso, mas ao relato que ele traz no seu texto.
-
Simultaneamente ao uso das aspas significa usar o travessão após as aspas e não antes.CERTO.POSSÍVEL
-
Deus me livre dessa banca!
-
A) ERRADA. Ocorre a delimitação de citação textual de um pequeno trecho. ESTÁ INDICANDO A FALA DE UMA PESSOA E NÃO UMA CITAÇÃO DE TEXTO.
B) CERTA. Uma possível alternativa seria o acréscimo do travessão simultaneamente ao uso das aspas. O TRAVESSÃO JUNTO COM AS ASPAS INDICARIA O DISCURSO DIRETO, OU SEJA, A FALA DA PESSOA.
C) ERRADA. Observa-se a função de indicar expressão que o enunciador caracteriza como de autoria alheia, ainda que incorporada ao seu discurso. É DE AUTORIA DELE MESMO, QUANDO LEMBRA-SE DE SUA TIA TULA.
D) ERRADA. Por se tratar de um sinal , é essencial o correto uso de aspas para que o entendimento do sentido produzido pela leitura do texto não seja comprometido. SINAL DE PONTUAÇÃO.