SóProvas


ID
2723494
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                     Coisas & Pessoas


      Desde pequeno, tive tendência para personificar as coisas. Tia Tula, que achava que mormaço fazia mal, sempre gritava: “Vem pra dentro, menino, olha o mormaço!”. Mas eu ouvia o mormaço com M maiúsculo. Mormaço, para mim, era um velho que pegava crianças! Ia pra dentro logo. E ainda hoje, quando leio que alguém se viu perseguido pelo clamor público, vejo com estes olhos o Sr. Clamor Público, magro, arquejante, de preto, brandindo um guarda-chuva, com um gogó protuberante que se abaixa e levanta no excitamento da perseguição. E já estava devidamente grandezinho, pois devia contar uns trinta anos, quando me fui, com um grupo de colegas, a ver o lançamento da pedra fundamental da ponte Uruguaiana-Libres, ocasião de grandes solenidades, com os presidentes Justo e Getúlio, e gente muita, tanto assim que fomos alojados os do meu grupo num casarão que creio fosse a Prefeitura, com os demais jornalistas do Brasil e Argentina. Era como um alojamento de quartel, com breve espaço entre as camas e todas as portas e janelas abertas, tudo com os alegres incômodos e duvidosos encantos, um vulto junto à minha cama, senti-me estremunhado e olhei atônito para um tipo de chiru, ali parado, de bigodes caídos, pala pendente e chapéu descido sobre os olhos. Diante da minha muda interrogação, ele resolveu explicar-se, com a devida calma:

      – Pois é! Não vê que eu sou o sereno…

      E eis que, por milésimo de segundo, ou talvez mais, julguei que se tratasse do sereno noturno em pessoa. [...]

             (Mário Quintana. Caderno H. 5. ed. São Paulo: Globo, 1989, p. 153-154.)

Em referência ao trecho: Tia Tula, que achava que mormaço fazia mal, sempre gritava: “Vem pra dentro, menino, olha o mormaço!”, está correto o comentário acerca do emprego das aspas em:

Alternativas
Comentários
  •     Os erros das letras a) e c) são que essa aspa não se remete a uma citação de outro texto como é afirmado, o erro da letra d) é que a aspa não é um sinal ortográfico e sim um sinal de pontuação; no contexto essa aspa vem simplesmente para imprimir uma característica do personagem no caso a tia Tula e deixar o texto mais rico.

  • substitui-se aspas por travessões, vírgulas, parenteses.

  • Gostaria de saber pq a C está errada. 

  • O Gabarito está como B, porém acredito que o correto seria letra C.

     

    b) Uma possível alternativa seria o acréscimo do travessão simultaneamente ao uso das aspas. Ia ficar bizonho escrever dois pontos, travessão e aspas no mesmo lugar, reparem que ele fala em acrescentar o travessão e não em substituir.

     

    sempre gritava: - “Vem pra dentro

     

    c) Observa-se a função de indicar expressão que o enunciador caracteriza como de autoria alheia, ainda que incorporada ao seu discurso. Certo, essa expressão era da Tia Tula e não dele.

     

     

    DICA: Serve para ajudar a alternativa B

     

    Regra de substituição das pontuações: travessões, vírgulas e parênteses podem ser substituídos uns pelos outros pela "regra do Japonês", por favor, tentem imaginar um Japonês logo abaixo:

     

     _  _

       ,,

    (     )

  • Ué, cadê o erro da "C"?

    São palavras que não são dele (são da Tia) colocadas entre aspas, ué. Não vi erro algum.

    E uma das funções da aspa é justamente essa, usadas para citar palavras alheias.

    Tanto que, veja bem, é seguido de dois pontos.

     

    Tinha que ser Consulplan... 

  • Usar simultaneamente aspas e travessão ? Depois eu que bebo....

  •  

    Essa questão deve estar com o gabarito errado.

     

    Se usarmos travessão juntamente com aspas como sugere a alternativa "d", ficaria assim:

     

    -- “Vem pra dentro, menino, olha o mormaço!”

     

    E isso não faz o menor sentido! OU se usa travessão OU se usa aspas!

     

    A alternativa "c", sim, traz umi item correto!

     

    HAIL!

  • Gabarito B

     

    Também não encontrei erro algum na C.

  • Jurava que era a C

  • Tô fazendo de novo... E errando de novo! Apontem para comentários do professor, por favor.

  • Talvez ajuda, sobre a "C":

    Aspas e travessão são usados para indicar declaração textual de alguém. As aspas são usadas quando a declaração está inserida no meio de um parágrafo. O uso do travessão ocorre quando a declaração inicia e toma o parágrafo inteiro ou a maior parte dele. Deve-se preferir o uso de travessão quando a declaração é composta por mais de uma frase, e de aspas quando a declaração não se constitui em uma frase completa.

     

    Vejam os exemplos aqui:

    https://memoria.rnp.br/guia/estilo/aspas.html

  • Eu acho que o erro da C é dizer que está incorporada ao discurso do autor quando na verdade é da Tia Tula

  • Não acho que a B esteja errada pois acredito que "- Vem pra dentro, menino..." não fere nenhuma regra, embora não seja obrigatório. Mas marquei a C porque achei mais certa que a B kekekeke e ainda não entendi o erro dela até agora

  • Me parece que o erro da letra C está no trecho "ainda que incorporada ao seu discurso". Não se incorpora ao discurso, mas ao relato que ele traz no seu texto.

  • Simultaneamente ao uso das aspas significa usar o travessão após as aspas e não antes.CERTO.POSSÍVEL

  • Deus me livre dessa banca!

  • A) ERRADA. Ocorre a delimitação de citação textual de um pequeno trecho. ESTÁ INDICANDO A FALA DE UMA PESSOA E NÃO UMA CITAÇÃO DE TEXTO.

    B) CERTA. Uma possível alternativa seria o acréscimo do travessão simultaneamente ao uso das aspas. O TRAVESSÃO JUNTO COM AS ASPAS INDICARIA O DISCURSO DIRETO, OU SEJA, A FALA DA PESSOA.

    C) ERRADA. Observa-se a função de indicar expressão que o enunciador caracteriza como de autoria alheia, ainda que incorporada ao seu discurso. É DE AUTORIA DELE MESMO, QUANDO LEMBRA-SE DE SUA TIA TULA.

    D) ERRADA. Por se tratar de um sinal , é essencial o correto uso de aspas para que o entendimento do sentido produzido pela leitura do texto não seja comprometido. SINAL DE PONTUAÇÃO.