SóProvas


ID
2723845
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A administração pública é regida pelos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Considerando os princípios citados, qual das alternativas está em consonância com o princípio da impessoalidade?

Alternativas
Comentários
  • A correta é a C?

  • GAB - C

  • P. Expressos;CF/88

     

    A --> LEGALIDADE

     

    B --> MORALIDADE

     

    C --> IMPESSOALIDADE

     

    D --> EFICIÊNCIA

     

    E --> PUBLICIDADE

     

  • GABARITO LETRA C.

     

    O objetivo do PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE no ordenamento jurídico é buscar e trazer para toda a sociedade plena segurança jurídica em relação a administração pública, procurando sempre colocar em primeiro lugar o interesse público da população, tendo diversas garantias garantindo a igualdade e deixando impedido qualquer tipo de imparcialidade. O princípio da impessoalidade busca portanto, coibir qualquer tipo de atuação arbitrária do administrador assim como o dos seus agentes, deixando sempre em primeiro lugar o atendimento ao interesse público.

     

    FONTE: https://deyvsonhumberto.jusbrasil.com.br/artigos/324050024/o-principio-da-impessoalidade-sobre-a-administracao-publica

  • Só para ficar um pouco mais elucidativo

     

    GABARITO LETRA C

     

     a) Associada à gestão pública, onde o administrador público somente pode fazer aquilo que a lei permite ou autoriza, e nos limites dessa autorização.(LEGALIDADE)

     

     b) Exige do servidor público o elemento ético de sua conduta, sob pena de incorrer em ato de improbidade, sujeito às penalidades da lei.(MORALIDADE)

     

     c) O agente público deve ser imparcial ao praticar o ato, buscando tão somente o fim público pretendido pela lei, sem privilégios ou discriminações de qualquer natureza. (IMPESSOALIDADE)

     

     d) Exige dos agentes públicos direcionamento da atividade e dos serviços públicos à efetividade do bem comum. (EFICIENCIA)

     

     e) Torna obrigatório o dever administrativo de manter a transparência dos atos, contratos e outros documentos. (PUBLICIDADE)

  • GABARITO: LETRA C

    PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE:

    → Isonomia: tratar igualmente a todos os que estejam na mesma situação fática e jurídica.

    → Finalidade: administrativa impede que o ato administrativo seja praticado visando a interesses do agente ou de terceiros.

    → Vedação à promoção pessoal: proibir a vinculação de atividades da administração à pessoa dos administradores, evitando que estes utilizem a propaganda oficial para sua promoção pessoal.

    FONTE: MEIRELLES, Hely Lopes, et. al. Direito administrativo brasileiro. 42ª Ed. São Paulo: Malheiros, 2016.

  • Vejamos cada assertiva:

    a) Errado:

    Ao se referir à possibilidade de somente fazer aquilo que a lei permite ou autoriza, e nos limites dessa autorização, a Banca está aqui fazendo menção ao princípio da legalidade.

    b) Errado:

    O elemento ético da conduta do servidor público, sob pena de incorrer em ato de improbidade, sujeito às penalidades da lei, vem a ser essência do princípio da moralidade administrativa.

    c) Certo:

    Aqui, de fato, foi apresentado o teor do princípio da impessoalidade, que demanda dos agentes públicos o dever de agir, sempre, visando à satisfação do interesse coletivo (finalidade pública), de modo que não haja perseguições ou favorecimentos indevidos a quem quer que seja. Por meio deste postulado, ainda, é vedada a promoção pessoal de autoridades e agentes públicos (CRFB, art. 37, §1º).

    d) Errado:

    O princípio em vista do qual exige-se as condutas busquem a efetividade do bem comum vem a ser o da eficiência, por meio do qual almeja-se o máximo de rendimento funcional dos agentes públicos, sempre em busca do atingimento de metas previamente estabelecidas. É princípio vinculada à relação custo-benefício.

    e) Errado:

    Por fim, o valor transparência deve, sempre, ser associado ao princípio da publicidade, ligado a oportunizar o devido controle dos atos e decisões do Poder Público.


    Gabarito do professor: C