SóProvas


ID
2724400
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em outubro de 2013 ganhou repercussão na mídia a decisão do TJMG de devolver para a família biológica a menina Duda, 5 anos. Afastada dos genitores por maus tratos aos 2 meses de idade, Duda ficou em acolhimento institucional até 1 ano e 8 meses. Ela foi então encaminhada para uma família, que pediu sua adoção e com a qual já convivia há mais de dois anos quando da decisão do Tribunal. Considerando os aspectos psicológicos dessa situação à luz dos desenvolvimentos teóricos da Teoria do Apego de John Bowlby, é correta a seguinte consideração:

Alternativas
Comentários
  • A teoria do apego foi elaborada por John Bowlby e evidencia a importância da ligação emocional entre a criança e a mãe para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança.

    A única assertiva que traz uma conceituação correta da teoria de Bowlby é a alternativa D, pois acredita o autor ser essencial à saúde mental do bebê e da criança pequena, uma relação calorosa, íntima e contínua com a mãe (ou mãe substituta permanente – uma pessoa que desempenha, regular e constantemente, o papel de mãe para ele) na qual ambos encontrem satisfação e prazer. Esta relação complexa, rica e compensadora com a mãe, nos primeiros anos, enriquecida de inúmeras maneiras pelas relações com o pai e com os irmãos e irmãs, que os psiquiatras infantis e muitos outros julgam, atualmente, estar na base do desenvolvimento da personalidade e saúde mental.

    A seguir apresento a incorreção das outras assertivas:

    A)      Acredito que o erro da questão está em afirmar que o apego desenvolvido pela criança proporcionará vínculos de cuidados permanentes, sendo que o padrão afetivo pode sofrer influência de inúmeros fatores e se modificar durante todo o desenvolvimento da criança e do adolescente, inclusive durante a vida adulta.

    B)      Apesar de correta a afirmação, refere-se ao ECA e não à teoria de Bowlby.

    C)      O conceito de depressão anaclítica é apresentado por René Spitz e não John Bowlby.

    E)      É Donald Woods Winnicott quem descreve o desenvolvimento de um falso sefl, e não John Bowbly.


    GABARITO: D

  • Teoria do Apego de Bowlby considera o apego biologicamente programado e não refere-se necessariamente a relação materna , mas fala sobre cuidadores.

  • Gab D

    a vivência de uma relação calorosa, íntima e contínua com a mãe ou mãe substituta permanente é essencial à saúde mental da criança pequena.