SóProvas


ID
2724457
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A principal estratégia desenvolvida como solução para a questão social da criança e de adolescentes pobres, abandonados ou infratores no Brasil, desde o século XIX, é

Alternativas
Comentários
  • Não só para os adolescentes em conflito com a lei, como também para o chamado louco infrator. É a solução higienista e simplista com a qual a sociedade tem respondido a estas duas realidades sociais. Apesar da mudança para a doutrina da proteção integral (no caso das crianças e adolescentes) e da mudança da lógica asilar para a atenção psicossocial (no caso da saúde mental), ambos os casos convivem com o desafio da aplicação das mesmas velhas práticas. Em formas mais veladas, o vestígio da institucionalização ainda se faz presente. Apesar do discurso da desisntitucionalização, o que se observa é que, infelizmente, predominam as práticas de segregação, isolamento, confinamento e institucionalização.

     

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • Alguma indicação bibliográfica para esse assunto?!

  • Analisando historicamente a assistência à infância dos séculos XIX e XX, observa-se que crianças nascidas em situação de pobreza e/ou em famílias com dificuldades de criarem seus filhos tinham um destino quase certo quando buscavam apoio do Estado: o de serem encaminhadas para instituições como se fossem órfãs ou abandonadas. História essa que tem repercussões até os dias de hoje.

    Com a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, a prática foi coibida e os orfanatos caíram em desuso, porém, a cultura resiste em ser alterada, porque tais práticas enraizadas resistem mesmo a mudanças que se dão de forma lenta; e também pela falta de políticas públicas voltadas ao enfrentamento desse problema.

    Irene Rizzini e Irma Rizzini, lançou em 2004, numa parceria com a UNICEF, um importante estudo sobre o assunto denominado “ A Institucionalização de Crianças no Brasil: Percurso histórico e desafios do presente", o qual merece leitura para aprofundamento no tema.

    O ebook pode ser acessado em: http://www.editora.vrc.puc-rio.br/media/ebook_institucionalizacao_de_criancas_no_brasil.pdf

    GABARITO: B