SóProvas


ID
2724517
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Françoise Dolto adverte que a criança pode ter dificuldades de amar ambos os pais, porque acha que um deles é mais infeliz do que o outro e que foi esse outro que o tornou mais infeliz. A emoção de ver o genitor que não encontra habitualmente pode fazê-la vomitar, e essa reação pode ser compreendida como

Alternativas
Comentários
  • Françoise Dolto foi uma pediatra e psicanalista francês que foi especialista, uma das pioneiras, em psicanálise de criança, desenvolveu importante experiência clínica e foi reconhecida pela eficácia do seu trabalho, popularizando o conhecimento teórico, sobretudo por meio do rádio, acerca de vários temas dentre os quais a separação dos pais. Em seu livro Quando os pais se separam", edição de 1989 a autora afirma que crianças que vivenciam o processo de separação dos pais podem desenvolver grande sofrimento psicológico a ponto de tal ser transformado em sintomas físicos, ocorrendo reações psicossomáticas de vômitos, dores de cabeça, febres, diarréias, dores de barriga, nos dias que antecedem as visitas do outro genitor tais reações psicossomáticas são transferenciais, reações da criança frente à ausência prolongada do genitor. Nas palavras da própria autora:

    “A emoção de ver o genitor a quem não vê habitualmente pode fazê-la vomitar: é uma reação psicossomática. É uma linguagem, na criança, devolver o conteúdo de seu estômago, inconscientemente associado à 'mamãe', para ficar pronta para engolir 'papai', ou seja, um outro que não deve misturar-se nela com o outro genitor. Então, a criança expulsa o que tem em si".

     

    GABARITO: E

  • Gabarito: E - uma reação psicossomática que indica algo que ela não sabe verbalizar