-
É passível sim, por meio de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental - ADPF. Portanto, a resposta incorreta é a letra A!
-
Na B, trata-se da declaração de inconstitucionalidade sem redução de texto
Abraços
-
Sentença Aditiva de Principio ou Aditiva de Mecanismo ou Sentenças de Delegação --> são sentenças que, em virtude de omissões legislativas traçam uma diretriz da norma um um principio a ser introduzido, deixando para o legislador a tarefa de legislar sobre a questão.
Portanto, são sentenças que visam a corrigir omissoes legislativas, traçando a priori o esquema deve ser respeitado pelo legislador ao suprir a mora.
Fonte: Bernardo Gonçalves
-
Compilando e acrescentando:
A- ERRADA. É passível sim, por meio de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental - ADPF.
B- trata-se da declaração de inconstitucionalidade sem redução de texto
C- Sentença Aditiva de Principio ou Aditiva de Mecanismo ou Sentenças de Delegação --> são sentenças que, em virtude de omissões legislativas traçam uma diretriz da norma, um principio a ser introduzido, deixando para o legislador a tarefa de legislar sobre a questão.
Portanto, são sentenças que visam a corrigir omissões legislativas, traçando a priori o esquema deve ser respeitado pelo legislador ao suprir a mora. Fonte: Bernardo Gonçalves
D- Em tese é isto, apesar de saber que lei que vá no sentido oposto da decisão do STF nasce com presunção iuris tantum de inconstitucionalidade.
-
errei
-
Sobre o item A, informação adicional:
STF, Súmula 642
Não cabe ação direta de inconstitucionalidade de lei do Distrito Federal derivada da sua competência legislativa municipal.
-
Súmula 642/STF: Não cabe ação direta de inconstitucionalidade de lei do Distrito Federal derivada da sua competência legislativa municipal.
OBS: é cabível controle concentrado de constitucionalidade de concentrado-abstrato de qualquer lei distrital pelo Supremo Tribunal Federal. A legislação distrital tem uma peculiaridade, visto que o DF abarca tanto a competência Estadual como municipal. Desse modo, há normas de cunho Estadual e normas de cunho municipal. Tanto uma como a outra pode ser objeto de controle concentrado-abstrato no STF. A primeira mediante ADI, a segunda por intermédio de ADPF.
-
O erro da questão A é que diz que a Lei Distrital de caráter municipal não poderá ser analisada em face da CF em controle concentrado. O que está errado, pois é possível por meio da ADPF.
-
Cabe ADPF na questão A, diz que não cabe, por isso está errada.