-
Não compreendo, alguém consegue explicar?
-
Gabarito: B
Significado de pseudociência:
Conjunto de teorias, métodos e afirmações com aparência científica, mas que partem de premissas falsas e/ou que não usam métodos rigorosos de pesquisa.
Não entendi!
-
Possuem um alto padrão de conhecimento, mas não resultam de um método científico!
-
No que diz respeito à interlocução entre Psicanálise e Filosofia da Ciência, o tema da interpretação também é fundamental. Tanto que a pluralidade de interpretações para um mesmo fato clínico (p. ex., um sonho) está subjacente a algumas das mais importantes críticas à cientificidade da Psicanálise: entre elas a de Popper (1956-1957/1985), ainda que a sua crítica seja mais geral e dirigida à própria atividade de busca de apoio em fatos para as teorias (o que ele chama de "verificacionismo"), contra o que ele propõe a "falsificabilidade" ou "refutabilidade" ou "testabilidade" das teorias científicas. De todo modo, é a Psicanálise que lhe serve de instrumento para argumentar a favor de sua concepção de ciência, exatamente pelo fato de os argumentos de Freud em A interpretação dos sonhos terem desempenhado, como ele diz, "um papel importante no desenvolvimento das minhas concepções sobre a demarcação" (p. 204).
(...)
É verdade que na aula de 15/11/77 do Seminário 25, Lacan afirmou que, "como Karl Popper mostrou com insistência", a Psicanálise "não é absolutamente uma ciência porque é irrefutável. É uma prática, uma prática que durará o que durar. É uma prática de tagarelice" (LACAN, 1977/2000, p. 1).
Trechos do artigo: Interpretação em psicanálise e em ciência: contrapontos
Interpretation in psychoanalysis and in science: counterpoints
Raul Albino Pacheco Filho
-
Eu acredito que está errada essa questão, inclusive o trecho que a Rosângela colocou aqui está contraditório com o gabarito. Creio que talvez o texto do item b deveria ser: "pseudociência, porque são falsificáveis" ou "
pseudociência, porque não são verificáveis"
-
O certo seria "não são falseáveis (refutáveis)".
-
-
Como a própria professora explicou, seria necessário conhecer esse filosofo. Essa é uma questão que não é para estudar. Ela só serviu no dia da prova para eliminar candidatos (bons ás vezes) que chutaram errado.