SóProvas


ID
272767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação às políticas econômicas, que normalmente tendem a
ter efeitos de curto e longo prazo na economia, julgue os itens
subsequentes.

A depreciação do real, verificada nesses últimos meses, deve- se ao excessivo déficit público e, consequentemente, à manutenção de elevadas taxas de juros reais.

Alternativas
Comentários
  • Errado - A manutenção de taxas elevadas de juros não causa a depreciação real da taxa de câmbio e sim a valorização.
  • A depreciação do real, verificada nesses últimos meses, deve- se ao excessivo déficit público e, consequentemente, à manutenção de elevadas taxas de juros reais.

    A depreciação do real deve-se também ao grande fluxo de dólar que adentra no país como consequência de taxas de juros ligeiramente altas combinada a um índice de risco relativamente baixo. 
  • Se a ferrugem me permite lembrar das aulas de Economia Internacional: Se tenho juros mais altos aqui no Brasil, haverá uma grande parte dos investidores estrangeiros demandando dinheiro nacional (real) para comprar esses títulos remunerados nesses juros mais altos. Pela obvia lei da oferta e procura, se tem mais gente procurando o Real, ele vai valorizar e não desvalorizar.
    Se não for isso podem detonar... rsss
     

  • A depreciação do real, verificada nesses últimos meses, deve- se ao excessivo déficit público e, consequentemente, à manutenção de elevadas taxas de juros reais.

    Técnica de Chute: questão que busca definir uma verdade absoluta de causa como esta: deve-se ao....e à.... geralmente está ERRADA! - caso o examinador quisesse fazê-la verdadeira, ele a tornaria mais relativa: deve-se principalmente ao....e ,dentre outras coisas, à .....

  • O Governo tenta manter a taxa de juros alta (muitas vezes maior que a do mercado internacional) para atrair investidores estrangeiros. Esses investidores compram títulos da dívida pública e os dólares entram no país. Com a entrada dos dólares, aumenta a oferta de dólares no mercado interno. Isso faz com que haja a valorização do real frente ao dólar. 
  • Resposta errada. Vamos lá:
    O governo gasta demais.
    Isso faz com que seja difícil pagar suas contas.
    Como nós, mortais, o governo se vê obrigado a tomar empréstimos.
    Para captar empréstimos, o governo precisa manter uma taxa de juros elevada (quanto mais juros o governo pagar, mais os "emprestadores" estarão dispostos a emprestar).
    Essa taxa de juros elevada faz com que um oceano de moeda estrangeira entre no país - através da conta de capital - em busca da grande remuneração que os juros altos possibilitam.
    Essa oferta exagerada de moeda estrangeira aprecia o real (R$1 compra mais dólares agora porque há muitos dólares no mercado. Consequentemente, os dólares perdem seu valor relativo).
    Com o real apreciado, as pessoas preferem comprar produtos importados (os importados, como os dólares, se tornam mais baratos). Logo, importa-se mais. Ao mesmo tempo, o exportador perde dinheiro porque recebe em dólares e, ao trocar sua receita de vendas por reais, vê seu lucro sumir na conversão do câmbio. Logo, exporta-se menos.
    Assim, o défict fiscal gera, realmente, elevadas taxas de juros reais. Entretanto, a consequencia não é a depreciação do real, mas, sim, a apreciação.
  • Não precisa saber o que ocorreu no período pra responder a questão.

    A questão se contradiz, pois, elevadas taxas de juros resultam em valorização da moeda nacional, em um regime de câmbio flutuante: taxas internas altas atraem moeda estrangeira para o mercado interno, o que aprecia a moeda nacional.

     

    Resposta: ERRADO.