SóProvas


ID
2727709
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Recentemente, quando das manifestações de junho e julho de 2013 no Brasil, além das redes de comunicação independentes que se formaram graças aos celulares conectados na internet, um veículo de mídia alternativa, a Mídia Ninja, ganhou destaque por sua atuação durante as passeatas de protesto e reivindicações.

PERUZZO, Cecília. Matrizes. jul./dez. 2013.


Considerando esse fragmento de texto, avalie as afirmações a seguir, sobre o Mídia Ninja.


I. Conquistou credibilidade junto ao público porque transmitia imagens e sons ao vivo dos acontecimentos, o que por vezes confrontou a versão da mídia tradicional.

II. Serviu de fonte para a mídia tradicional.

III. Atuou na cobertura das manifestações de 2013, seguindo a lógica e as ferramentas das mídias alternativas tradicionais.

IV. O smartphone foi um suporte importante na sua cobertura, o que aponta para uma redefinição das práticas das mídias alternativas.


Então, a sequência CORRETA, lida de cima para baixo, é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) , que se apresenta como uma rede de jornalistas independentes, é fruto de um grupo organizado chamado Coletivo Fora do Eixo (Rede de produtores culturais das cidades de Cuiabá-MT, Rio Branco-AC, Uberlândia-MG e Londrina-PR), nasceu com a proposta de levar eventos culturais a cidades fora do eixo Rio-São Paulo.

    Ganhou visibilidade nas manifestações que tomaram as ruas do país em junho de 2013. Ativista, apresenta um enfoque jornalístico que diverge da cobertura que a grande mídia se propõe.

     

    FONTE: https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2015/04/ELIANA-NATIVIDADE-CARLOS.pdf

  • Mídia Ninja e credibilidade? Risos. 

  • Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) é uma rede descentralizada de mídia de esquerda, com atuação em mais de 250 cidades no Brasil. Sua abordagem é conhecida pela militância sociopolítica, declarando-se ser uma alternativa à imprensa tradicional. O grupo ganhou repercussão internacional na transmissão dos protestos no Brasil em 2013. Atualmente, além das transmissões em fluxo de vídeo em tempo real, pela Internet, usando câmeras de celulares e uma unidade móvel, a rede possui um portal de notícias. A estrutura da Mídia Ninja faz uso das redes sociais, como Facebook, Twitter, Flickr, Tumblr e Instagramna divulgação de notícias.

    Wikipedia