SóProvas


ID
2729233
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
COPASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os trabalhadores, durante o desempenho de suas atividades, estão expostos aos acidentes e doenças ocupacionais devidos à exposição aos riscos.


Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o que é considerado como doença do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

    A doença do trabalho se caracteriza pela exposição do funcionário a determinado agente que está presente em seu local de trabalho, mas não necessariamente faz parte de suas atividades profissionais. É definida como uma doença que foi adquirida ou desenvolvida em função de condições especiais em que o trabalho é realizado. Neste caso, o trabalho não é a causa específica da doença, mas tem influência sobre ela.

    Um exemplo comum de doença do trabalho é a perda auditiva, que está associada à exposição a ruído excessivo.

  • doença que não produza incapacidade laborativa, eu concordo que não seja doença do trabalho.. mas

    DOENÇA QUE PRODUZA INCAPACIDADE LABORATIVA, não é doença do trabalho?

    não entendi a letra D... se alguém puder me ajudar a justificar essa letra D, ficaria muito feliz.

    Não são consideradas como doença do trabalho:

    A doença degenerativa; A inerente a grupo etário; A que não produza incapacidade laborativa;

    mas pela mais correta, LETRA C

  • Gabarito certo letra D 

    pois a C se refere á doença profissional e não á doença do trabalho.

  • Concordo com Audaclisto.

    Pela definição, problemas de saúde causadas pelo exercício inerente , exposição ou contato com determinada natureza de trabalho (profissão) é um doença profissional, visto que somente os trabalhadores que atuam naquele cargo/profissional ou atividade teriam esta doença, havendo um nexo casual entre a doença e o trabalho. Logo, se trata de uma doença profissional, e não do trabalho. Exemplo citados pelo colega Ricardo, como também podemos citar surdez em Telefonistas, tendinite em trabalhadores de processamento de dados, entre outros..

    já a Doença do Trabalho é aquela inerente ao processo produtivo ou ao ambiente onde se localiza o processo produtivo podendo estar ou não relacionado com exercício do trabalho, não existindo nexo de casualidade entre o trabalho e doença. E se a doença produz incapacidade laboral, é decorrente do trabalho, e portanto, doença ocupacional (do trabalho). Assim este gabarito ao meu ver está incorreto, e o certo seria a Letra D

    tanto que o colega Luiz citou exposição ao ruído: esse caso não é inerente a uma profissão, visto que num mesmo ambiente ruidoso pode ter vários trabalhadores cujas profissões e cargos são diferentes, mas estão expostos ao mesmo agente de risco, pois o ruído é inerente ao ambiente onde se encontra o processo produtivo está ou advém do próprio processo produtivo. Não há nexo casual que liga o ruído a uma determinada atividade/trabalho exercido pelos empregadores: logo, todos que tiverem trabalhando neste ambiente, independente do cargo ou profissão, estão expostos ao ruído, tornando-a uma doença do trabalho.

  • Todas essas alternativas são consideradas como doença do trabalho:

    a lei 8213 deixa claro no enunciado.

    § 1º Não são consideradas como doença do trabalho:

    a) a doença degenerativa;

    b) a inerente a grupo etário;

    c) a que não produza incapacidade laborativa;

    d) a doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

    e outra! pelo texto da letra D, fica claro 100% que trata de doença do trabalho e jamais seria doença profissional.

    Vamos colocar um exemplo na letra D;

    Vamos supor que a região Pará está com endemia de febre amarela!

    Ricardo mora no Pará e trabalha no escritório, porém onde ele reside esta com casos altos de febre amarela. Portanto, se eu sou picado pelo mosquito e fico com febre amarela. eu entro na alternativa letra D pela regra geral, não sendo doença do trabalho.

    Ricardo mora no Pará e trabalha na região amazônica, para fiscalização do desmatamento, Ricardo precisa ir em campo para que possa executar sua atividade. Nesse caso o meu trabalho me força ficar exposto a febre amarela. Portanto, nesse caso Ricardo entra na exceção da regra geral da letra D e será considerado como doença do trabalho.

    Ricardo mora em Brasília e a empresa pediu para Ricardo trabalhar no Pará por 3 semanas no escritório, se ricardo pegar a febre amarela, no escritório, no hotel, no restaurante, em qualquer lugar será considerado como doença do trabalho..

    percebe-se que pelo contexto é impossível ser doença profissional como os colegas estão citando. Doença profissional é a relação direta do trabalho com a doença. Trabalhar com sílica vai ter silicose, isso seria uma D. profissional!