SóProvas


ID
273166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos fundamentais de
arquivo.

A necessidade de manutenção da organização original dos documentos nos setores em que eles foram produzidos e(ou) recebidos é um dos princípios fundamentais da arquivologia, conhecido como princípio da proveniência.

Alternativas
Comentários
  • Seria este o princípio da organicidade?

  • É o princípio da ORDEM ORIGINAL!

  • Complementando: Princípio do respeito à ordem original – o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora

  • Gente, trata-se do princípio da territorialidade.

    Princípio da Territorialidade: É o princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último. Para que os arquivos permaneçam vivos, sejam utilizados e melhor entendidos, devem ser conservados o mais próximo possível do local emanado ou que influenciaram a sua produção. Esse local pode ser nacional, regional e institucional.

     

    Segue abaixo uma questão do CESPE que ajuda a entender melhor:

     

    Considere que a manutenção de um documento tenha sido realizada no local em que ele foi acumulado. Nessa situação, a ação realizada obedece ao princípio da territorialidade. (CESPE/2012)

  • A questão não está falando do princípio da territorialidade de forma alguma. A questão versa sobre o princípio da ordem orgiginal porque está falando do estabelecimento e manutenção da organização interna dos documentos. 

  • local em que foi produzido: territorialidade
    sem se misturar com outros: proveniência

  • Territorialidade
  • GABARITO: ERRADO

     

    O princípio da ORDEM ORIGINAL (ou da ordem primitiva) Está relacionado ao arranjo original dos arquivos, esse “princípio afirma que o arquivo deveria conservar o arranjo original dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.” (ESAF 2010). Aliás, este princípio representa a própria garantia da organicidade dos documentos. Mantendo-se a ordem original, preservamos a intenção de que o arquivo reflita o curso das atividades da instituição a que serve.

     

     

    Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini

  • Respeito à ordem original é o nome desse princípio. 

  • ERRADA

     

    PRINCÍPIO DA ORDEM ORIGINAL OU PRIMITIVA = O ARQUIVO DEVE CONSERVAR O ARRANJO DADO PELA ENTIDADE PRODUTORA.

  • Principio da ordem original.

    É sinônimo de organização. Que possui uma relação orgânica entre o orgão que produz o documento.

    É  caracterizado na arquivologia conteporânea como: Princípio da organicidade.

     

     

  • Acredito que também não seja o caso de Princípio da Ordem Original ou Ordem Primitiva: esse princípio está preocupado com a "arrumação original"', o arranjo original dado pela entidade coletiva..e etc...então pra ele pouco importa se vai ou não ficar no mesmo local de produção. Em nenhum momento esse princípio menciona "local de produção" do tipo que deverá ficar lá de castigo.

    Proveniência bate muito na tecla "identificação do produtor"'. A maioria dos teóricos decreta: "os documentos ou arquivos de uma instituição não podem ser misturados com documentos de  origem diversa". É necessário preservar a individualidade do conjunto documental, pensar na obrigatoriedade de manter esse conjunto no local de sua produção me faz querer marcar a questão como errada. 

    OBS: Cada questão mal formulada que arrisco dizer que nenhum dos examinadores entra aqui nesse site pra ver como anda a evolução de estudos dos concurseiros. 

  • Proveniência: separa os documentos de acordo com a entidade produtora;

    Respeito a ordem original: mantém a ordem;

  •  necessidade de manutenção da organização original dos documentos nos setores em que eles foram produzidos e(ou) recebidos é um dos princípios fundamentais da arquivologia, conhecido como princípio da proveniência.

     

    Princípio da territorialidade ou proveniência territorial.

  • "manutenção da organização original " = Princípio da ordem original ou primitiva