-
Complementando:
Arquivo Corrente -> transferência -> Arquivo Intermediário -> recolhimento -> Arquivo Permanente
|----------------------------------------- recolhimento ------------------------------------------>|
Gabarito: Letra A
-
O documentos permanecem na fase corrente até quando tiverem valor administrativo, passando então a fase intermediária quando menos utilizado e posteriormente transferidos ao arquivo permanente os quais não podem ser eliminados, logo, o prazo de guarda só ocorre nas fases corrente e intermediária. A avaliação deve ser feita na idade corrente, a fim de se distiguirem não só os documentos de valor eventual, de eliminação sumária, como os de valor informativo e probatório.
https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/14066/lincoln-barros/cai-muito-em-prova-o-que-e-uma-tabela-de-temporalidade
-
I ERRADO. O recolhimento é o envio de documentos da fase corrente OU INTERMEDIARIA para a fase PERMANENTE.
II Errado. Os documentos permanentes § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados
III ERRADO. NAO EXISTE PRAZO MAXIMO PARA RETENCAO de documentos na fase corrente é de dois anos.
-
Eu só não entendi o porquê de eles terem colocado no enunciado "desde sua criação até seu destino final (eliminação)". O destino final do documento não necessariamente será a eliminação ele pode ser classificado como arquivo permanente. Se alguém souber o motivo, explica aí.
-
Gabarito letra A
Tudo errado.
I O recolhimento é o envio de documentos da fase corrente para a fase intermediária. (transferencia)
II Os documentos de valor histórico são considerados como importantes para preservar a memória ou a história da instituição. Incluem-se entre eles os documentos com um período superior a cinquenta anos de sua produção. (não necessariamente)
III O prazo máximo de retenção de documentos na fase corrente é de dois anos. Após esse prazo, devem passar para a fase intermediária, em que devem permanecer de dez a quinze anos, dependendo da sua utilidade para fins administrativos.(não precisam passar para fase intermediária)
-
Demétrius Carvalho, todo documento ainda na sua fase de análise tem definida a sua destinação final, que pode ser ou a eliminação do documento, quando não resolve mais problemas administrativos ou o recolhimento pro arquivo permanente, quando por exemplo, conta a história da instituição. No caso da questão, o documento tinha como destinação final - descrita em sua TTD -, a eliminação.
-
R.: Letra A.
I – Errada. O correto é transferência. Lembre-se: do corrente para o intermediário eu transfiro, do corrente ou do intermediário para o permanente eu recolho!
II – Errada. Não existe período pré-determinado, um documento será considerado permanente se tiver valor secundário ou histórico!
III – Errada. Não existe prazo máximo de retenção. Um documento será considerado corrente enquanto tiver valor administrativo e a sua necessidade de uso for intensa. A datas que encontramos nas TTDs são baseadas nesse período de tempo em que a utilização do documento é necessária.
-
Juro que não entendo o "pensamento" da banca ao redigir uma alternativa...a gente nunca sabe que posição ela adotará!
O item II, a meu ver, não está errado....Veja:
II Os documentos de valor histórico são considerados como importantes para preservar a memória ou a história da instituição. Sim!!! Incluem-se entre eles os documentos com um período superior a cinquenta anos de sua produção. Sim!!! Incluir quer dizer: "compreender, juntar, inserir, fazer parte de um certo grupo", então, nesse grupo de documentos de valor histórico (permanente) estão incluídos os documentos que abragem um período superior a cinquenta anos de sua produção; outros por um período maior que isso e outros por um período menor que isso.
Estaria errado se dissesse: "Incluem-se entre eles SOMENTE os documentos com um período superior a cinquenta anos de sua produção."
Este é meu entendimento...e entre uma banca e outra, umas considerariam correta a afirmação e outras, como essa, errada. O que fazer!?? :/
Bons estudos a todos!!!
-
O pior é que vc nunca saberá qual interpretação a banca irá adotar!
-
A posição que a banca irá tomar: vai depender da estatistica.
-
I O recolhimento é o envio de documentos da fase corrente para a fase intermediária. TRANSFÊRENCIA .
II Os documentos de valor histórico são considerados como importantes para preservar a memória ou a história da instituição. Incluem-se entre eles os documentos com um período superior a cinquenta anos de sua produção. SÃO IMPRESCRITÍVEIS ..
III O prazo máximo de retenção de documentos na fase corrente é de dois anos. Após esse prazo, devem passar para a fase intermediária, em que devem permanecer de dez a quinze anos, dependendo da sua utilidade para fins administrativos. NÃO NECESSÁRIAMENTE,PODE SER RECOLHINDO PARA O PEMANENTE SEM PASSAR PELO INTERMEDIÁRIO.
TODAS ASSERTIVAS ERRADAS!!
-
Não tem limite definido, sóse citar alguma tabela específica. Além disso, documentos superiores a 50 anos podem fazer parte de qualquer idade.
-
A
I.Quando tiver falando sobre recolhimento ou eliminação, esta se referindo a guarda permanente,e não corrente para a fase intermediária.
II.Os documentos de valor histórico é porque já perderam seu valor administrativamente, se conservam como meio de conhecer o passado ou sua evolução. Não se fala aqui em tempo.
III.Os arquivos correntes são aqueles em curso, ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consulta frequente. Não se fala aqui em tempo.
-
LETRA A
-
Questão muito mal elaborada:
II Os documentos de valor histórico são considerados como importantes para preservar a memória ou a história da instituição. Incluem-se entre eles os documentos com um período superior a cinquenta anos de sua produção.
É claro que inclui os documentos com um período superior a cinquenta anos de sua produção, mas não são os únicos.
Se eu considerar errada, significa que os documentos com período superior a 50 anos de sua produção não podem fazer parte dos documentos permanente.
Obs: A carta de abolição dos escravos não é um documento com um período superior a 50 anos de sua produção ?
-
Quadris = carnificina. Quem contrata essa banca deve se arrepender ao máximo.
-
A questão trata da temporalidade e da movimentação dos documentos dentro do ciclo vital (arquivo corrente, intermediário e permanente).
I. O recolhimento é o envio dos documentos da fase corrente para a permanente e da fase intermediária para a permanente. A transferência, por sua vez, é a movimentação dos documentos da fase corrente para a intermediária, como afirma a questão. Errada.
Dica: sempre que um documento chega na fase permanente, temos um recolhimento.
II. Os documentos de valor histórico são considerados como tal por suas características de valor secundário. O prazo, entretanto, é variável. Errada.
III. Cada plano de classificação e cada conjunto documental vai ter uma temporalidade diferente, não sendo possível fazer essa definição de tempo de uma forma tão genérica. Errada.
Gabarito do Professor: A.