SóProvas


ID
2737255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo a plano de negócios.


A estrutura diretiva de uma organização compõe-se a partir da definição de sua política de comercialização; por isso, é necessário que tal estrutura esteja bem detalhada no plano de negócios de qualquer futura empresa, independentemente do porte com que ela pretenda se iniciar no mercado.

Alternativas
Comentários
  • ''independente ''

  • Ao meu ver, o erro está na seguinte assetiva: "A estrutura diretiva de uma organização compõe-se a partir da definição de sua política de comercialização". 

    Isso pq a política de comercialização não pode ser uma das primeiras coisas a ser definida numa organização. A base da organização está na visão, missão e objetivos estratégicos, entendo eu. Portanto, a estrutura de direção deve ser planejada a partir daí. 

    Se eu estiver equivocada, é só falar! ;)

  • GABARITO: E

    Para complementar:

    Administração Diretiva consolidou-se nas organizações modernas com as proposições de pioneiros como Taylor, Ford e Fayol, que enfatizam o papel do chefe e a padronização do comportamento dos funcionários. Nesse modelo, os funcionários, geralmente, fazem sempre a mesma tarefa, sempre da mesma forma; os cargos de trabalho são rigidamente estruturados; e toda iniciativa depende dos chefes e especialistas (praticamente não se usa o pensamento).

    Fonte: https://educador.brasilescola.uol.com.br

     

  • Não é toda empresa que necessariamente detalhará em seu plano de negócios a sua estrutura diretiva. O erro está justamente em dize que isso é necessário. Se ele tivesse usado o termo "é recomendado", a afirmação se tornaria verdadeira.

     

    Pensemos o seguinte: O Seu Zé que faz tapioca na esquina do trabalho e tem dois ajudantes para realizar suas vendas, acredito que ele nunca tenha nem ouvido falar em estrutura diretiva, imagine especificá-la em seu plano de negócios.

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • oq usei para acertar a questão foi a lógica de que a estrutura diretiva pode vir a mudar, e, do jeito que a questão fala, torna tal estrutura extremamente rígida.
    tlvz seja empirismo meu, mas funcionou!
    se eu estiver errado, por favor, não deixem de pontuar.

    #longosdiasebelasnoites

  • O modelo diretivo utiliza predominantemente a autoridade formal e a burocracia e seus mecanismos, para obter a obediência.
    Esse modelo encontra muitos problemas pelo caminho porque fica clara a desmotivação e insatisfação de seus funcionários, pois se sentem reprimidos devido não ter oportunidade nem a liberdade para discutir problemas com seus superiores.

     

     

  • Manuela Moura, o certo é "a meu ver" :)

  • Generalização = Errada 

  • Vamos lá:

    A escola clássica formada pelas idéias de teóricos e autores como Henry Ford, Henri Fayol, Frederick Taylor, entre outros, refletem o modelo tradicional de administração adotado no inicio do século XX, por algumas décadas com muito sucesso.

    As organizações se modernizaram pós Revolução Industrial através de processos de mudanças endógenas. Não havia uma preocupação maior com o ambiente externo,(comercialização, por exemplo) já que este era estável e previsível. O desafio estava em atingir a máxima eficiência com os recursos disponíveis.

    O modelo tradicional, também conhecido como "Diretivo ou Mecanicista" constitui o único modelo de administração da época,…

    Portanto, nada tem a ver com comercialização.

    Fonte: Minhas anotações das aulas online 

  • A estrutura diretiva de uma organização compõe-se a partir da definição de sua política de ATUAÇÃO. Política de comercialização está mais relacionada à forma como serão comercializados os produtos ou serviços, aos aspectos mercadológicos, variáveis econômicas, fatores comportamentais que impactam na demanda pelo produto/serviço, por exemplo.

    A estrutura diretiva se baseia em sua forma de atuação. Peguemos o exemplo da cervejaria Heineken que, recentemente, mudou sua estrutura diretiva (cúpula da organização responsável pela decisões estratégicas e da condução da empresa no mercado), ao enxugar o quadro do alto escalão como estratégia de diminuição de custos. A partir das mudanças que foram feitas na estrututa diretiva da Heineken as principais funções hoje atribuídas aos gestores de negócios globais serão repassadas ao diretor financeiro. Ou seja, o que era antes realizado pelos gestores de negócios globais, a partir da nova estrutura diretiva serão realizadas pelo diretor financeiro. FORMA DE ATUAÇÃO.

    Outro erro: não é necessário que tal estrutura diretiva esteja bem detalhada no plano de negócios em qualquer futura empresa. Geralmente, em empresas de grande porte, que estejam inseridas dentro de um mercado de mudanças rápidas, de ambientes instáveis, requer-se, necessariamente, que a estrutura diretiva seja mais detalhada no plano de negócios. Diferentemente de uma empresa de pequeno porte, por exemplo, em que seu ambiente seja mais estável, sem mudanças críticas em seu ambiente. Neste último caso, uma estrutura diretiva mais mecanicista é a mais usual.

  • Solicitem comentários do professor

  • A Administração Diretiva consolidou-se nas organizações modernas com as proposições de pioneiros como Taylor, Ford e Fayol, que enfatizam o papel do chefe e a padronização do comportamento dos funcionários.

    .

    Nesse modelo, os funcionários, geralmente, fazem sempre a mesma tarefa, sempre da mesma forma; os cargos de trabalho são rigidamente estruturados; e toda iniciativa depende dos chefes e especialistas (praticamente não se usa o pensamento).

  • A estrutura diretiva que a questão se refere é a Administração diretiva, da escola clássica da administração, que por sua estrutura rígida e burocrática de trabalho, não se adequa 'à qualquer futura empresa'; além de estar se referindo à forma de atuação da empresa, não exatamente à forma de comercialização. 

  • Comentário muito detalhado da professora, muito bom mesmo.

    Pessoal, o erro está em a questão dizer que a estrutura diretiva de uma organização compõe-se a partir da definição de sua política de comercialização!

    Pois a estrutura diretiva observa bem mais o ambiente interno, e a comercialização tem a ver com ambiente externo!!! O resto da questão está CERTA!!!

  • DIREÇÃO (INTERNO) E COMERCIALIZAÇÃO (EXTERNO) NÃO COMBINAM.

  • A estrutura diretiva de uma organização compõe-se a partir da definição de sua política de comercialização (orientadora); por isso, é necessário que tal estrutura esteja bem detalhada no plano de negócios de qualquer futura empresa, independentemente do porte com que ela pretenda se iniciar no mercado. 

    .

  • "A estrutura diretiva de uma organização compõe-se a partir da definição de sua visão, missão e objetivos estratégicos, Ambiente interno, Isso porque a política de comercialização não pode ser uma das primeiras coisas a ser definida numa organização. (ambiente externo).

  • A TEORIA CAMINHO-OBJETIVO DE HOUSE 

    propõe quatro estilos de comportamento (HOUSE; MITCHELL, 1974):

    DIRETIVO

    O líder dá a direção de como as tarefas devem ser realizadas, buscando estruturar as tarefas para os subordinados e comunicar o que se espera deles, esclarecendo políticas, regras e procedimentos.  É um estilo similar ao da estrutura de iniciação do Ohio State Leadership Studies;

    DE APOIO 

    Esse estilo envolve demonstrar interesse pela satisfação das necessidades e preferências dos subordinados. O líder deve mostrar-se preocupado com os subordinados e deve também trabalhar em prol do desenvolvimento de um ambiente amigável de trabalho. É similar ao estilo de consideração do Ohio State Leadership Studies; 

    PARTICIPATIVO

    é um estilo que envolve consultar os subordinados e encorajá-los na participação das tomadas de decisões da organização; 

    DE REALIZAÇÃO

    envolve encorajar a excelência na performance, incluindo a fixação de metas desafiadoras e a busca por padrões de alto desempenho.

  • Tem gente confundindo estrutura diretiva com liderança diretiva. Atente-se que a questão não é de liderança.

    ESTRUTURA DIRETIVA - Nesse modelo, os funcionários, geralmente, fazem sempre a mesma tarefa, sempre da mesma forma; os cargos de trabalho são rigidamente estruturados; e toda iniciativa depende dos chefes e especialistas (praticamente não se usa o pensamento).

    Já a liderança diretiva, que é parecido, mas não é a mesma coisa, é quando os empregados são incapazes e indispostos a trabalhar. Nessa situação o líder foca nas tarefas, manda, determina o que deve ser feito, quando e como. É o que se chama de comportamento de ALTA TAREFA e baixo relacionamento. (Hersey e Blanchard)

  • Boa tarde,

    A "estrutura diretiva" (liderança diretiva) é o tipo de liderança que esclarece as atividades e o que se espera de cada subordinado; além de organizar e disseminar as diretrizes, objetivos e metas. Percebam que a estrutura diretiva se relaciona, na verdade, com o tipo de gestão, fator não descrito no plano de negócios.