-
O Módulo de cisalhamento (ou Módulo de Elasticidade Transversal ou Módulo de Torção) está relacionado com o Módulo de Young (ou Módulo de Elasticidade) através de:
G = E/[2(1+ni)]
onde ni é o coeficiente de poisson. Esses parâmetros permitem determinar a resistência (eu entendi "tensão") de um corpo de material isotrópico à deformaçã elástica na direção CISALHANTE, quando esse corpo está submetido a cargas mecânicas.
Corrijam-me se eu estiver errado, por favor!
-
Não entendi o gabarito! A questão afirma que G - módulo de cisalhamento e v - coeficiente de Poisson permitem determinar a resistência de um corpo sofrer deformação elástica na direção da tensão normal, ou seja, o E - módulo de Young, o que é dito, em equação por:
E = 2G ( v+1)
-
Eu acho que o erro da questão está em "quando esse corpo está submetido a cargas mecânicas". O material não precisa está submetido a cargas mecânicas pra eu descobrir o Módulo de Young.
-
Acredito que não pessoal, quando o item diz resistência, ele quer dizer tensão de escoamento (fase elástica) que o material suporta.
A resistência não é o módulo de Young.
-
Acho que o erro está em "determinar a resistência de um corpo de material isotrópico à deformação elástica na direção da tensão normal aplicada"
Já que o material se deforma elasticamente desde a aplicação inicial de uma tensão. A resistência que nos interessa é a resistência à deformação plástica, que traz danos irreversíveis ao material.
-
consigo determinar a rigidez, não a resistência. A Resistência está relacionada com os limites de tensão.
-
Em ciência dos materiais, o módulo de cisalhamento de um material, também conhecido por módulo de rigidez ou módulo de torção, é definido como a razão entre a tensão de cisalhamento aplicada ao corpo e a sua deformação específica.
A tensão de cisalhamento relaciona-se com uma força aplicada paralelamente a uma superfície, com o objetivo de causar o deslizamento de planos paralelos uns em relação aos outros.
Na condição de material isotrópico o módulo de cisalhamento se relaciona com o módulo de Young e o coeficiente de Poisson
-
Acho que um erro da questão está no trecho NA DIREÇÃO NORMAL!
-
O coeficiente de poisson não quantifica resistência a deformação mas sim, estabelece uma relação de proporcionalidade entre as deformações em diferentes eixos de orientação. Ou seja: o quanto o material se contrai numa direção em relação ao quanto ele foi tracionado em outra direção (visto que existe manutenção de volume). Já o módulo de cisalhamento é sim uma medida de resistência à deformação quando cargas cisalhantes são aplicadas.
-
Concordo com o Rafael.
É possível obter a rigidez, ou seja, o módulo de elasticidade E, e não a resistência.
Quando um material é isotrópico, é válida aquela relação entre E, G e poisson.
-
Acredito que o erro esteja em: "Módulo de CISALHAMENTO..." e "...na direção da tensão normal aplicada...". Não?
-
Módulo de cisalhamento: a medida da rigidez ao cisalhamento elástico do material e também é conhecido como 'módulo de rigidez'. Esse parâmetro responde à questão de quão rígido é um corpo.
Coeficiente de poisson: Estabelece a relação de deformação em diferentes orientações, a partida a aplicação de um esforço em um dos sentidos do elemento.
-
Com o Poisson e o G(cisalhamento), conseguimos determinar o modulo de rigidez E.
O E (modulo de Young) refere-se a Rigidez do material.
A resistência depende da lei de Hooke (regimes elásticos), precisaria do E e da variação de comprimento >>> Tesc=E.e
-
O raciocínio que entendo ser o mais lógico é o de poder encontrar o módulo de young/rigidez através da equação G = E/[2(1+v)].
Realmente, não é possível determinar a resistência mecânica, que somente será possível em um ensaio de tração.