-
Gabarito: C
I e II. Corretas. (Retiradas do Rang e Dale)
III. Errada. Segundo Rang e Dale, o propofol tem inicio de ação e distribuição rapidas. Ademais, de fato causa risco de produzir bradicardia.
IV. Errada. Não concordo muito com a mudança de gabarito (foi dada inicialmente como correta), deveria ter sido anulada. Essa transcrição está na integra no livro do Rang e Dale. Entretanto, existe uma divergência no próprio livro, haja vista que, no começo do tópico sobre tiopental, está descrito que a ação imediata é devido a ampla distribuição para os tecidos bem irrigados, e que o sistema muscular estaria recebendo o fármaco mais tardiamente por ser tecido de deposito. (Essa foi o meu argumento para solicitar anulação, por conta de divergência do livro).. Todavia, outros colegas levantaram o questionamento do tiopental ser de duração ULTRAcurta, e não curta. Porém, ja vi questão de banca considerando curta como certa para a classificação do tiopental.
-
I- O etomidato é similar ao tiopental, porém metabolizado mais rapidamente e possui menor risco de causar depressão cardiovascular.
II- A cetamina é um poderoso analgésico, análago da fenciclidina e possui ação diferente dos outros anestésicos intravenosos, provavelmente, devido ao seu efeito sobre os receptores de glutamato tipo NMDA.
III- O propofol é um potente anestésico intravenoso com ação e distribuição lenta (ERRADO), possuindo risco de causar bradicardia.
IV- O tiopental é um barbitúrico com alta lipossolubilidade, possui uma ação imediata devido à rápida transferência, através da barreira hematoencefálica, possuindo curta duração, em razão da redistribuição, principalmente para o sistema muscular
Realmente consta no Rang e Dale: " O tiopental causa inconsciência em 20 segundos, aproximadamente, com duração de 5 a 10 min (...)A concentração plasmática do tiopental declina cerca de 80% em 1-2 minutos, porque o fármaco é redistribuiído, primeiramente para os tecidos com grande fluxo sanguíneo (fígado, rins, cérebro) e mais lentamente para o músculo.
Tiopental
Etomidato
Propofol os 3 são de rápida indução e recuperação.
Cetamina > análogo da fenciclidina> início lento, o único dos 4 QUE DÁ ANALGESIA
-
I - Correto, o Etomidato é metabolizado mais rapidamente pelo figado. Possui estabilidade cardiovascular, por isso é indicado em pacientes com risco de hipotensão.
II - Correto, o mecanismo de ação da cetamina se concentra na inibição dos receptores de NMDA.
III - Errada, o propofol possui ação e distribuição rápida.
IV - Errada, realmente é uma questão estranha, provavelmente o erro se concentre na afirmação que o tiopental possui duração curta e não ultra-curta.
-
Nao considero essa IV como errada
-
I- O etomidato é similar ao tiopental, porém metabolizado mais rapidamente e possui menor risco de causar depressão cardiovascular.
II- A cetamina é um poderoso analgésico, análago da fenciclidina e possui ação diferente dos outros anestésicos intravenosos, provavelmente, devido ao seu efeito sobre os receptores de glutamato tipo NMDA.
III- O propofol é um potente anestésico intravenoso com ação e distribuição lenta, possuindo risco de causar bradicardia.
- analgesia pobre, porém rápida
IV- O tiopental é um barbitúrico com alta lipossolubilidade, possui uma ação imediata devido à rápida transferência, através da barreira hematoencefálica, possuindo curta duração, em razão da redistribuição, principalmente para o sistema muscular.
- O tiopental apresenta como umas das desvantagens o pouco relaxamento muscular
Gabarito C
-
O tiopental possuí ultracurta duração, devido principalmente a sua rápida redistribuição para os tecidos e órgãos com amplo fluxo sanguíneo (fígado, rins e cérebro) e de forma mais lenta para os músculos (Rang & Dale).