-
Gabarito: C
II- LSD são antagonistas de receptores 5- HT2A.Errada. (São AGONISTAS).
-
Só...sabia....a....IV
-
O mecanismo de ação da cocaína no Sistema Nervoso Central é aumentar a liberação e prolongar o tempo de atuação dos neurotransmissores dopamina, noradrenalina e serotonina, os quais são atuantes no cérebro.
-
LSD é agonista dos receptores 5-HT2A, e não antagonistas como a questão cita
-
Sem repetir o pessoal de cima, a 2 não poddria estar correta pois os receptores 5HTs são serotoninérgicos e, sabendo do efeito alucinógeno do LSD, podemos negar que haja um antagonismo, tendo em vista o efeito alucinógeno da exacerbação da estimulação serotoninergica.
-
Cocaína
Mecanismo de acão: inibidor da captura de catecolaminas pelos transportadores de noradrenalna e dopamina ; anestésico local
Significado clínico: importante droga de abuso; risco de dano fetal; ocasionalmente usada em anestesia nasofaríngea e oftálmica.
LSD
Mecanismo de ação: agonista do receptor 5HT2a; inibe as descargas de neurônios contendo 5HT nos núcleos da rafe, aparentemente atuando como agonista nos auto-receptores inibitórios destas células.
MDMA
mecanismo de ação: inibe os transportadores de monoaminas, principalmente o transportador de 5HT; libera 5HT, seguido de depleção.
FONTE: Rang & Dale. 6º edição