-
Segundo os ensinamentos de Renato Valentini in Arquivologia para Concursos - 4ª edição, tem-se dentre as atividades de controle a:
Autuação – colocar na capa do processo o carimbo de protocolo – numerador/datador – de preferência, no canto superior direito.
Portanto, GAB. D
-
Gabarito D
SEMPRE que uma questão de arquivologia falar de um processo estamos diante da autuação
-
Autuação: Ação ou efeito de autuar; ato de colocar em processo.
-
A abertura ou formação de processos, momento em que o documento que deu entrada recebe uma capa, tem suas folhas numeradas e é cadastro em sistema, é chamada de autuação.
-
Gabarito Letra D
Protocolo: Entende-se por protocolo o conjunto de operações visando o controle dos documentos que ainda tramitam no órgão, de modo a assegurar a imediata localização e recuperação dos mesmos, garantindo, assim, o acesso à informação. A atividade de protocolo é típica da fase corrente, pois é nesta idade que os documentos tramitam bastante.
*O protocolo realiza as seguintes atividades:
1° Recebimento
2° Registro
3°Autuação GABARITO
4° Classificação
5° Expedição/Distribuição
6° Controle/Movimentação.
AUTUAÇÃO: É o procedimento no qual os documentos são transformados em processos. Tal operação exige a inserção de capa específica, a numeração das páginas que irão constituir o processo e ainda a atribuição de um número que o identificará. Na prática, esta atividade é conhecida como abertura ou formação de processos.
-
letra D
Ato de reunir e agrupar os documentos avulsos recebidos em unidade protocolizadora, visando à abertura de processo.
-
São 6 as atividades do protocolo:
Recebimento - receber os documentos. Todo documento produzido ou recebido pela instuição, antes de cumprir sua função administrativa, passa pelo setor de protocolo.
Registro - o documento é registrado. Significa cadastrar os dados dos documentos (origem, espécie, assunto...). São os metadados.
Autuação - É a abertura do processo (bota uma capa, etiqueta e dá um número de controle). É nesta fase em que o documento torna-se processo (é autuado).
Classificação - Nesta etapa, antes de mais nada, separam-se os documentos sigiloses e os particulares dos ostensivos. Aqueles são enviados diretamente para os seus destinatários, enquanto estes são abertos e classificados de acordo com o plano de classificação da instituição. Eles são separados de acordo com seu assunto.
Distruição/expedição - Distribuição e expedição é o envio do documento ao local ao qual ele se refere, a fim de que se cumpra a sua função administrativa. A diferença é que a "distribuição" é interna (dentro do mesmo setor ou órgão) e a "expedição", externa (para outro órgão ou instituição).
Controle da tramitação - Significa acompanhar a tramitação do documento. Sempre que o documento for movimentado para outro setor ou local, deve ser registrada a sua movimentação. Dessa maneira, sempre que precisar, saber-se-á onde está o documento.
-----
Thiago
-
O protocolo é o setor responsável por controlar o trâmite de documentos, através das atividades de recebimento, classificação, registro, movimentação e expedição. Também é atividade exclusiva do setor de protocolo a autuação de documentos, que nada mais é do que a formação de um novo processo a partir de um documento já existente.
A avaliação é atividade realizada por comissão multidisciplinar, com a finalidade de atribuir valor aos documentos e determinar-lhes prazos de guarda.
O recebimento é a atividade do protocolo que consiste em aceitar documentos de origem externa, em função das atividades institucionais.
A expedição é a atividade do protocolo que consiste em enviar os documentos a destinatários externos à instituição, em função de suas atividades.
A classificação é atividade, geralmente exercida pelo protocolo, que consiste em atribuir código ao documento, conforme plano de classificação adotado na instituição.
Gabarito do professor: Letra "D"
-
Só reforçando que o setor de protocolo NÃO FAZ AVALIAÇÃO.
-
Gabarito: D
-
Resolução: o ato de abrir um processo é chamado de autuação. Guarde esse termo!
Resposta: A
-
LETRA D
-
AUTUAÇÃO E/OU FORMAÇÃO DE PROCESSO. “É o termo que caracteriza a abertura do processo. Na formação do processo deverão ser observados os documentos cujo conteúdo esteja relacionado a ações e operações contábeis financeiras, ou requeira análises, informações, despachos e decisões de diversas unidades organizacionais de uma instituição.”
-
Simples e objetivo:
O ato de abrir um processo é chamado de autuação.
A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!