SóProvas


ID
2740735
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A alta disponibilidade do dado tem sido um requisito cada vez mais frequente dos sistemas de informação. A fim de atender esse requisito e incrementar a resiliência no acesso ao dado, soluções de infraestrutura têm contemplado a utilização de storage para armazenamento externo.


Considerando o cenário descrito, analise as afirmativas a seguir.


I. O uso de uma rede dedicada ao armazenamento, conhecida como SAN, é obrigatório.

II. O desempenho da solução NAS pode ser afetado se a rede LAN (ethernet) estiver congestionada.

III. Em uma solução DAS, pode-se utilizar um equipamento de conexão de rede LAN (ethernet) para conectar os servidores diretamente ao storage.

IV. Em uma rede SAN, é necessário fazer zoneamento entre os servidores e o storage para permitir acesso dos servidores aos volumes lógicos do storage.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Falando em armazenamento de dados vislumbramos logo em nossos pensamento, HD’s para aumentar nosso espaço, porém quando pensado exatamente o mesmo, porém em um ambiente em rede, temos 3 nomenclaturas nas quais se destacam – DAS, NAS e SAN.

    DAS (Direct Attached Storage)

    Quando possuímos um sistema operacional, é necessário que é o mesmo possua um local aonde seja armazenado os dados, para isso O DAS nada mais é do que discos locais do servidor. Esse  armazenamento pode ser externo ou ligado diretamente, como no caso de Gavetas Externas e Hd’s.

    NAS (Network Attached Storage)

    O NAS possui um sistema operacional completo que funciona com o propósito principal de ser um servidor de arquivos ligado diretamente a rede.

    Esse ‘Storage’ por estar na rede poder ser compartilhado com diversos clientes, diferente do DAS.  A grande diferença entre NAS, DAS e SAN é ques servidores NAS utilizam transferência nível arquivo, enquanto DAS e SAN utilizam armazenamento em bloco, sendo assim a transferência é bem mais eficiente.

    SAN (Storage Area Network)

    Por ser uma implementação cara, a mesma é utilizada em média e grandes empresas que desejam ter uma estrutura redundante, com alta performance e que possuam acesso mais rápido e eficientes aos discos que compoem esse Storage.

    Um dos grandes benefícios do SAN é a facilidade de comportatilhamento em vários servidores. Note aqui que a referência não é sobre acessos na rede como o NAS, mais sim em servidores, ou seja o SAN é conectado nos servidores.

    FONTE: http://infob.com.br/das_nas_san/

  • Apenas contribuindo, os principais protocolos usados pelo DAS são ATA, SATA, eSATA, SCSI e SAS.

  • I = Claro que a rede dedicada não obrigatório para o uso das SAN.

    II = Rede congestionada, irá sem duvidas, prejudicar a performance/conexão de acesso.

    III - Não.. O DAS é conectado diretamente ao servidor. Não precisa de conexão de rede.

    IV - O zoneamento, servidores gerenciam os storages na rede.

  • e-

    SAN - O tipo de informação que trafega neste tipo de rede é o bloco de dados. Fornece protocolos de camada.

    _____________________________________________________________________________________________________________

    NAS - Disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos. Roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.