SóProvas


ID
2740966
Banca
IBADE
Órgão
SEPLAG-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo a Constituição Federal, nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá:

Alternativas
Comentários
  • O Art. 109, parágrafo 5º da Constituição Federal responde esta questão:

    § 5º Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal. 

     

    Sendo assim a única assertativa correta a Letra E.

  • GABARITO " E "

     

     

     

    COMENTÁRIO DA " A "  

     

    A participação do AMICUS CURIAE no STF ocorre como uma intervenção assistencial, prevista na lei 9.868/99, art. 7º, §2º, em processos de controle de constitucionalidade. O AMICUS CURIAE deve ser entidade com representatividade adequada para se manifestar, mas não constitui parte do processo, atuando apenas como interessado na causa. Na Corte Interamericana, segundo o art. 2º do seu Regulamento, o AMICUS CURIAE deverá ser PESSOA ou INSTITUIÇÃO alheia ao litígio e ao processo que traga fatos contidos no caso ou formule considerações jurídicas sobre a matéria em debate. O procedimento de apresentação do AMICUS CURIAE está descrito no art. 44º do Regulamento.

  • ALTERNATIVA E

     “Art. 109. Aos juízes federais compete processar e julgar: (...)

    V-A as causas relativas a direitos humanos a que se refere o § 5º deste artigo;


    §5º Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal”.

  • Eu até entendi que é letra de lei, mas é o tipo de questão que se você não decorou seria impossível associar a atuação do PGR no sentido de deslocação de competencia. O enunciado em nenhum momento permite chegar a este entendimento. Deveria ser proibido questões sem contextualizar.

  • Galera, vamos reportar abuso ao máximo nessas vendas de materiais, não vamos permitir que esse espaço tão importante, seja usado para propagação de conteúdos desse tipo!

  • Para fins de provas devemos nos atentar para:

    o IDC poderá ser suscitado em caso de grave violação de direitos humanos;

    o IDC tem por finalidade assegurar o cumprimento de obrigações firmadas em tratados internacionais de Direitos Humanos;

    o PGR será o suscitante; e

    o IDC será analisado no STJ.

    FONTE : ESTRATÉGIA CONCURSOS

     

    GABA E

     

  • Art. 109

    § 5º Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador- Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal.

    Gabarito letra (E)

  • Gabarito E, também chamado de federalização de graves violações de direitos humanos.

  • Questão linda !!!!

    Queridos amigos, estudem essa questão !!! alto índice de cair na sua prova !!

  • Vamos assinalar a alternativa ‘e’ como nossa resposta, em conformidade com o art. 109, §5º, CF/88: “Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal”.