SóProvas


ID
2741263
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Grosso modo, farmacocinética é “o que o organismo faz com o fármaco”, e isso a distingue da farmacodinâmica, que é “o que o fármaco faz com o organismo”. Em relação ao assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A absorção é definida como a passagem de um fármaco de seu local de administração para o plasma e pode ser influenciada por fatores inerentes ao medicamento, por exemplo, a qualidade da formulação e o pH.
II. Fármacos agonistas possuem afinidade e atividade intrínseca (=1) pelo receptor; fármacos antagonistas não possuem afinidade nem atividade intrínseca pelo receptor.
III. A biotransformação compreende duas fases, sendo a primeira catabólica, e a segunda, anabólica.
IV. Enzimas e canais iônicos podem ser alvos moleculares para a ação de drogas.

Alternativas
Comentários
  • I. A absorção é definida como a passagem de um fármaco de seu local de administração para o plasma e pode ser influenciada por fatores inerentes ao medicamento, por exemplo, a qualidade da formulação (é um fator relacionado a formulação) e o pH. (FALSO)

    II- Fármacos agonistas possuem afinidade e atividade intrínseca (=1) pelo receptor; fármacos antagonistas não possuem afinidade nem atividade intrínseca pelo receptor. (FALSO)

    III. A biotransformação compreende duas fases, sendo a primeira catabólica (Reação de Fase I.), e a segunda, anabólica (Reação de Fase II). (VERDADEIRO)

    IV. Enzimas e canais iônicos podem ser alvos moleculares para a ação de drogas. (VERDADEIRO)

     

  • II) Os antagonistas competitivos geralmente mostram afinidades mais altas por seus receptores do que seus agonistas correspondentes e■ exibem eficácia intrínseca igual a ZERO .

  • I. A absorção é definida como a passagem de um fármaco de seu local de administração para o plasma e pode ser influenciada por fatores inerentes ao medicamento, por exemplo, peso molecular, ionização, solubilidade e formulação. Os fatores que afetam a absorção relacionados com os pacientes podem ser a via de administração, pH gástrico e o conteúdo do aparelho GI.

    II- Fármacos agonistas possuem afinidade e atividade intrínseca (=1) pelo receptor; fármacos antagonistas POSSUEM AFINIDADE, MAS NÃO TEM ATIVIDADE INTRÍNSECA PELO RECEPTOR.

  • III-  As reações de fase 1 são realizadas principalmente no fígado e são ditas catabólicas (por exemplo: hidrólise, oxidação e redução). Têm por objetivo exibir ou inserir grupos funcionais na molécula do fármaco, tendo como resultado, um metabólito mais polar, mais hidrossolúvel e mais fácil de ser excretado, além de servir como alvo para a conjugação feita nas reações de fase 2. As reações de fase 2 já são anabólicas e envolvem a conjugação com outros componentes, tornando, via de regra, os metabólitos em compostos inativos.

     

     

     

     

  • Que questão maldosa

  • "Absorção é definida como a passagem de um fármaco do seu sítio de administração para o plasma. A absorção no intestino depende de muitos fatores como: motilidade gastrointestinal, pH, tamanho de partículas, interações físico-químicas com o conteúdo intestinal (ex.: cálcio e antibiótico tetraciclina)".

    RANG & DALE's Pharmacology, 2015.

    Logo, pessoal, não consigo entender porque a assertiva I estaria errada. Ao comparar com a definição desse livro, pode estar um pouco diferente ou incompleta, mas não equivocada.

    Flávia Giselle, gostaria de saber de onde tirou essa definição sua. Coloquei-a no Google e apareceu um site de toxicologia. ; )

  • O ph nao é inerente ao medicamento, este é o erro da A.

  • Sobre a alternativa b," relação sexual forçada" se enquadra no crime de estupro.

  • ESTUPRO - Art. 213. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.

  • ESTUPRO - Art. 213. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.

  • ESTUPRO - Art. 213. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.

  • III e IV

  • Um fator relacionado ao fármaco que influencia na absorção é seu pKa e não pH, um fator do meio que influencia a absorção pode ser o pH, por exemplo, o pH do suco gástrico, questão pegadinha por causa do termo: "inerente ao medicamento" e não ao meio.