SóProvas


ID
2741269
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Prestes a entrar em cirurgia, um paciente recebeu atracúrio por via intravenosa como complemento à anestesia. O atracúrio é um fármaco que causa paralisia muscular por bloqueio não despolarizante, ou seja, atua como antagonista competitivo dos receptores de acetilcolina. Qual tipo de fármaco pode ser usado para reverter seu efeito?

Alternativas
Comentários
  • Ex. Neostigmina. Essa droga reverte reversivelmente a enzima colinesterase.

  • Agonistas colinérgicos indiretos = Anticolinesterásicos (evitam a degradação da enzima acetilcolinesterase, aumentando acetilcolina)

  • Anticolinesterásicos inibem a enzima, acetilcolinesterase, que degrada a acetilcolina (e não a degradação da enzima como foi dito acima). Sendo assim, há mais oferta de acetilcolina na junção neuromuscular revertendo o efeito do atracúrio.

  • Cabe apontar que, no caso dos bloqueadores despolarizantes, como a succinilcolina, o uso de AChE prolonga seus efeitos, por se tratar de uma classe agonista dos receptores nicotínicos e que, portanto, o aumento de Ach interage sinergicamente.

  • Bloqueadores não despolarizante – agem através antagonismo competitivo com a Ach nos receptores nicotínicos presentes na junção neuromuscular

    A paralisia obtida pelos bloqueadores não despolarizantes, que são antagonistas competitivos, pode ser revertida pelo uso de fármacos anticolinesterásicos. As substâncias que agem como anticolinesterásicos inibem o metabolismo enzimático da acetilcolina, principalmente, a enzima acetilcolinesterase. Sendo assim, ocorre aumento da concentração de acetilcolina que desloca o antagonista competitivo do receptor nicotínico, revertendo seu efeito.