SóProvas


ID
2742538
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Na mesma data, João, funcionário público estadual, praticou um crime de corrupção passiva (Art. 317. Pena: 02 a 12 anos de reclusão e multa) na cidade Y e, para esconder a prova do delito anterior de corrupção, praticou dois crimes de falsificação de documento público (Art. 297. Pena: 02 a 06 anos e multa) na cidade Z, tendo a prisão em flagrante ocorrido na comarca W.
Ao receber os autos do procedimento, indiciando João pelos crimes de corrupção passiva e falsificação de documento público, este último por duas vezes, em concurso material, caberá ao Promotor de Justiça oferecer denúncia perante a comarca

Alternativas
Comentários
  • Gabarito preliminar: D

    Porém a alternativa E é idêntica (ambas corretas), o que deverá resultar em anulação da questão.

    Creio que pretendiam confundir o candidato alterando a opção E para "relação de CONTINÊNCIA", mas acabaram colocando as duas como "conexão".

  • Art. 76.  A competência será determinada pela conexão:

            I - se, ocorrendo duas ou mais infrações, houverem sido praticadas, ao mesmo tempo, por várias pessoas reunidas, ou por várias pessoas em concurso, embora diverso o tempo e o lugar, ou por várias pessoas, umas contra as outras;

            II - se, no mesmo caso, houverem sido umas praticadas para facilitar ou ocultar as outras, ou para conseguir impunidade ou vantagem em relação a qualquer delas;

            III - quando a prova de uma infração ou de qualquer de suas circunstâncias elementares influir na prova de outra infração.

            Art. 77.  A competência será determinada pela continência quando:

            I - duas ou mais pessoas forem acusadas pela mesma infração;

            II - no caso de infração cometida nas condições previstas nos arts. 51, § 1o, 53, segunda parte, e 54 do Código Penal.

  •  Art. 76.  A competência será determinada pela conexão: II - se, no mesmo caso, houverem sido umas praticadas para facilitar ou ocultar as outras, ou para conseguir impunidade ou vantagem em relação a qualquer delas;

    Art. 78. Na determinação da competência por conexão ou continência, serão observadas as seguintes regras:  Il - no concurso de jurisdições da mesma categoria:   a) preponderará a do lugar da infração, à qual for cominada a pena mais grave;  

     

     

  • Alternativas D e E idênticas

  • Gab. : D , mas a E é idêntica .

  • ALTERNATIVA D:

    COMO OS DOIS CRIMES TERÃO PENAS IGUAIS (12 ANOS) , VOCÊ DEVERÁ IR PARA A REGRA SUBSIDIÁRIA.

    -> DEVERÁ VER ONDE ACONTECEU O MAIOR NÚMERO DE INFRAÇÕES!!!!

    NO CASO, NA CIDADE Y PQ FORAM 2 CRIMES !!!!!

     

    ART 78, CPP

    a) preponderará a do lugar da infração, à qual for cominada a pena mais grave; (Redação dada pela Lei nº 263, de 23.2.1948)

    b) prevalecerá a do lugar em que houver ocorrido o maior número de infrações, se as respectivas penas forem de igual gravidade; (Redação dada pela Lei nº 263, de 23.2.1948)

    c) firmar-se-á a competência pela prevenção, nos outros casos; (Redação dada pela Lei nº 263, de 23.2.1948)

  • De fato na prova constam D e E como idênticas, mas fica o aprendizado - conexão - lugar do crime mais grave.

  • Pessoal. 

    A alternativa D não é idêntica à E, pois a alternativa E possui dois pontos finais e, a alternativa D possui um ponto final que é o correto. 


    FGV e suas regras de pontuação..        kkkk


    Bons estudos! 

  • Deus me dibre dessa banca.

  • fiquei analisando letra por letra.. 

    e fui na ''D'' de Deus, porque têm que ter essa conexão com ele nessas provas da FVG..

  • As letras D e E são idênticas.
  •  Art. 78. Na determinação da competência por conexão ou continência, serão observadas as seguintes regras: 

    I - no concurso entre a competência do júri e a de outro órgão da jurisdição comum, prevalecerá a competência do júri;                (Redação dada pela Lei nº 263, de 23.2.1948)

           Il - no concurso de jurisdições da mesma categoria:               

           a) preponderará a do lugar da infração, à qual for cominada a pena mais grave;  

  • Dica:

               Em todos os casos de conexão haverá dois ou mais fatos delituosos que guarda um com outro uma relação.  A conexão se divide em:

     

    a)      Conexão intersubjetiva: duas ou mais infrações praticadas por varias pessoas uma contra a outra. Se subdivide-se em conexão intersubjetiva por simultaneidade (saque do caminhão); conexão intersubjetivo por concurso quando há o vinculo entre as pessoas (), conexão subjetiva por reciprocidade.

     

    b)     Conexão objetiva/ material: teológica e consequencial

     

    c)      Conexão instrumental/ probatória/ processual: quando a prova de uma infração poder influenciar na prova de outro. Ex. o crime antecedente e a interceptação.

     

     

    Continência (art. 77, CPP – ideia de unidade)

     

    Art. 77, CPP: A competência será determinada pela continência quando:

     

    I – duas ou mais pessoas forem acusadas pela mesma infração; (continência por cumulação subjetiva – concurso de agente ).

     

    II – no caso de infração cometida nas condições previstas nos artigos 70, 73, e 74 (continência por cumulação objetiva – todos os casos de concurso formal).

     

                       A consequência natural da continência, é determinada os critérios de determinação do órgão prevalente no art. 78 do CPP (órgão que possui visa atrativa).

  • Fui por dedução haha assinalei a alternativa D, pois a alternativa E consta dois .. no final, haha !! O que esperar da FGV --'