SóProvas


ID
2743468
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma entidade utilizava o método PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai) para avaliar os seus estoques. No exercício de 2017, os contadores da entidade julgaram que o método do custo médio condizia mais com a realidade da entidade, modificando o método de avaliação de estoque.


De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 23 - Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro, assinale a opção que indica o procedimento contábil a ser efetuado pela entidade e o efeito decorrente da aplicação.

Alternativas
Comentários
  • Cpc 23:

    PC: aplicação retrospectiva 

    RE: aplicação retrospectiva 

    ME: aplicação prospectiva 

  • 19. CPC 23 (b) Quando a entidade muda uma política contábil na adoção inicial de Pronunciamento, Interpretação ou Orientação que não inclua disposições transitórias específicas que se apliquem a essa mudança, ou quando muda uma política contábil voluntariamente, ela deve aplicar a mudança retrospectivamente.

    Observado o disposto no item 23, quando uma mudança na política contábil é aplicada, retrospectivamente, de acordo com os itens 19(a) ou (b), a entidade deve ajustar o saldo de abertura de cada componente do patrimônio líquido afetado para o período anterior mais antigo apresentado e os demais montantes comparativos divulgados para cada período anterior apresentado, como se a nova política contábil tivesse sempre sido aplicada.

  • https://youtu.be/0qyJ0Z7NBlM

    https://youtu.be/MbCR88yypek

  • CPC.23 "PO-RRE" --> (PO)lítica contábil e (RE)tificação de (E)rro ==> RETROSPECTIVA, e Mudança Estimativa Contábil--> PROSPECTIVA.

    Na questão houve uma Mudança na (PO)lítica contábil --> "PO-RRE".

    Bons estudos.

  • Segundo o CPC 23 a entidade deve alterar uma política contábil apenas se a mudança:

    (a) for exigida por Pronunciamento, Interpretação ou Orientação; ou

    (b) resultar em informação confiável e mais relevante nas demonstrações contábeis sobre os efeitos das transações, outros eventos ou condições acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho ou dos fluxos de caixa da entidade.

    Quando uma mudança na política contábil é aplicada, retrospectivamente, a entidade deve ajustar o saldo de abertura de cada componente do patrimônio líquido afetado para o período anterior mais antigo apresentado e os demais montantes comparativos divulgados para cada período anterior apresentado, como se a nova política contábil tivesse sempre sido aplicada.

    Com isso, correta a alternativa C.

  • Gab. C

    Aplicação Retrospectiva

    • Mudança nas Políticas Contábeis
    • Retificação de Erro

    Aplicação Prospectiva

    • Mudança nas Estimativas Contábeis
  • #Respondi errado!!!