-
a)
individual.
-
Gabarito A
As marcas eram de descontinuidade, não integralidade, fracionamento, não igualdade de acesso e de reconhecimento presentes na dinâmica da proteção social brasileira estimulando os princípios como da distinção, da competição, do individualismo. A fundamentação da proteção social em valores de solidariedade, ou do “solidarismo cidadão”, firmados no reconhecimento horizontal de igualdade, é subsumida e submetida ao individualismo e fragmentação.
Aldaíza Sposati
-
Só eu penso que existem duas respostas corretas? A e B?
-
Eram considerados de âmbito individual, mas também acabavam ficando por conta da filantropia... mas não que fosse CONSIDERADA responsabilidade da filantropia.
-
Vou te conta uma coisa, essas questões que estão aparecendo ta deixando margem para mais de uma resposta, no caso acima. Temos a letra A e B.
-
também acho que poderia ser a B indiquem pra comentários, essa questões são muito subjetivas NOSSA SENHOR
-
Das bancas de concurso, a FGV é nível hard! A FGV exigem a resposta conforme o referencial teórico.
Neste caso, conforme os comentários anteriores, tudo indica que utilizou a compreensão teórica de Aldaíza Sposati.
Resposta do Gabarito: A
Mas poderia ser a B ou D.
-
Também marquei para comentário, mas QC peca na demora excessiva em comentar, depois que o concurso estiver perto de vencer eles comentarão, daí será tarde. AGILIZA QC!!!!
-
como antes o individuo que era responsável por si, eles utilizaram isso para ser a letra A
-
Ao meu ver não deixa margens para dúvidas uma vez que a filantropia está relacionada à intervenção do terceiro setor.
-
questão confusa, mal elaborada
-
Vamos lá...
De maneira mais lógica possível...
A Seguridade Social é composta pelas políticas de Previdência, Assistência e Saúde. Ao longo da história, cada uma delas teve suas características e determinações peculiares. Por exemplo: a Previdência se desenvolveu estritamente vinculado ao trabalho; a saúde, de uma forma mais híbrida; e a Assistência Social pela filantropia.
Não se pode, portanto, afirmar que as políticas que compõem a Seguridade Social estavam inscritas apenas no âmbito filantrópico, do trabalho, assistencial ou familiar. Portanto, o que resta é dizer que se sobressaia a perspectiva de que o indivíduo por si só deveria satisfazer suas necessidades básicas, de acordo com o seu contexto socioeconômico e familiar.
-
Artigo - Proteção social e seguridade social no Brasil: pautas para o trabalho do assistente social, pg 660
Aldaíza Sposati.
As marcas de descontinuidade, não integralidade, fracionamento, não igualdade de acesso e de reconhecimento presentes na dinâmica da proteção social brasileira se expressam de múltiplas formas, estimulando que princípios como da distinção, da competição, do individualismo, invadam e se apropriem da proteção social. A fundamentação da proteção social em valores de solidariedade, ou do “solidarismo cidadão”, firmados no reconhecimento horizontal de igualdade, é subsumida e submetida ao individualismo e fragmentação.
-
ESSE "ANTES ESTA CONFUSO... PQ A ASISTENCIA SEMPRE TEVE CUNHO FILANTROPICO...