SóProvas


ID
2744035
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marcelo é psicólogo forense e atuou como perito em uma ação judicial de disputa de guarda, na qual a mãe levantou a suspeita de que o pai teria abusado dos filhos.


Meses depois de realizar a avaliação psicológica, Marcelo foi intimado judicialmente, como testemunha, por orientação do advogado da mãe, porém, em uma ação penal contra o pai.


Sobre a intimação de Marcelo, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O profissional tem que responder à intimação no dia e na hora para os quais foi convocado, mas não necessariamente atender às exigências feitas pela justiça se elas forem contrárias aos princípios éticos da psicologia. A própria lei resguarda esse direito do profissional. O que geralmente acontece é uma confusão entre dois tipos de ação que o profissional pode ter junto à justiça: a situação em que vai agir como testemunha e a outra em que é solicitado a prestar esclarecimentos técnicos sobre o paciente. A diferença é sutil, mas fundamental. Como testemunha o psicólogo deverá prestar informações sobre fatos concretos que tenha presenciado e que podem auxiliar na resolução do caso em questão. Essas informações, portanto, não podem ser baseadas nos depoimentos de seus pacientes ou em inferências que o profissional possa fazer a partir do atendimento que está realizando.

    Fonte: http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/jornal_crp/098/frames/fr_orientacao.aspx

    Gabarito: D

  • Ao ser intimimado como testemunha, o psicólogo poderá prestar informações a respeito de fatos que presenciou, sendo vedado prestar informações técnicas que sejam de caráter da perícia, como também, inferências a partir do relato de seus pacientes.