-
https://psicoativo.com/2016/08/esquemas-de-reforco-comportamento-psicologia-behaviorismo.html
-
Nunca ouvi falar sobre esse assunto em GP!
-
Resumo dos Esquemas de Reforços - Behaviorismo
REFORÇO CONTINUO - sempre que ocorre
REFORÇO PARCIAL
Razão fixa - após um determinado número de resposta. Ex. a cada 5 repetições de comportamento
Razão variável - após número imprevisível de resposta. Ex. reforço na 3 repetição , a próxima na 7 repetição do comportamento
Intervalo fixo - resposta recompensada após determinado período de tempo decorrido. Ex. Metas de vendas mensais - provoca baixo desempenho no início do período e aumento no final do mês.
Intervalo variável - resposta recompensada depois de um indeterminado tempo. Provoca ritmo lento e constante de resposta.
-
NUNCA OUVI FALAR DESSE TEMA>>>VOTE!!!
-
Aula espetacular sobre o assunto: watch?v=N_uc-fzpxvk
Explicando com minhas palavras:
Primeiramente, os reforços dividem-se em Contínuos ou Variáveis (variáveis podem ser de razão fixa/ variável ou de intervalo fixo/ variável).
.
Contínuos: ocorrerão imediatamente após a ação desejada. É automático. Exemplo: vc dá um petisco pro cachorro sempre que ele se finge de morto.
.
Variáveis: são 4 tipos aqui: razão fixa, razão variável, intervalo fixo e intervalo variável.
Razão fixa: um número X de respostas dá um número Y de consequências, sempre preservando a proporção. Ex: num prédio, ao subir 25 degraus, você passará para o andar imediatamente superior.
Razão variável: aqui não é possível prever quantas respostas serão necessárias para atingir um número específico de consequências. Ex: uma atendente de call center precisa ligar quantas vezes para conseguir exatas 10 assinaturas?
Intervalo fixo: aqui o foco é o tempo. Ex: o metrô que passa rigorosamente 10:30, 11:00, 11:30 e 12:00.
Intervalo variável: aqui é um tempo incerto. Ex: ferver a água. Não tem como assegurar que a água vai ferver exatamente 10 minutos após ser colocada na panela, tendo em vista oscilações de pressão, temperatura e outras.
-
Reforço contínuo
Em reforço contínuo, o comportamento desejado é reforçado cada vez que ocorre. Este esquema é melhor usado durante as fases iniciais da aprendizagem, a fim de criar uma forte associação entre o comportamento e a resposta. Uma vez que a resposta tenha se ligado firmemente, o reforço é geralmente ligado a um esquema de reforço parcial.
Esquemas de razão fixa são aqueles em que uma resposta é reforçada somente após um determinado número de respostas. Este esquema produz uma taca alta e constante de resposta com apenas uma breve pausa após a entrega do reforçador. Um exemplo de um esquema de razão fixa seria entregar uma pelota de alimento para um rato após ele pressionar uma barra cinco vezes.
Esquemas de razão variável ocorrem quando uma resposta é reforçada após um número imprevisível de respostas. Este esquema cria uma taxa alta e constante de respostas. Jogos de azar e loterias são bons exemplos de uma recompensa baseada em um esquema de razão variável. Em um ambiente de laboratório, isso pode envolver a entrega de pelotas do alimento a um rato depois de pressionar um bar, novamente depois de quatro prensas de barra, e uma terceira pelota após duas prensas de barras.
Esquemas de intervalo fixo são aqueles em que a primeira resposta é recompensada somente após um determinado período de tempo decorrido. Este esquema provoca grandes quantidades de respostas perto do fim do intervalo, mas um índice de respostas mais lento imediatamente após a entrega do reforçador. Um exemplo disto em um ambiente de laboratório seria o reforço de um rato com um pelota de comida para a primeira prensa da barra após um intervalo de 30 segundos ter decorrido.
Esquemas de intervalo variável ocorrem quando uma resposta é recompensada depois de uma quantidade indeterminada de tempo. Este calendário produz um ritmo lento e constante de resposta. Um exemplo disso seria a entrega de uma pelota de alimentos para um rato após a primeira prensa na barra depois de um intervalo de um minuto, uma outra pelota para a primeira resposta após um intervalo de cinco minutos, e um terceiro fornecimento de alimentos para a primeira resposta após intervalo de três minutos.
-
para não-assinantes Gabarito D
-
Questão mal elaborada... reforçamento contínuo é o uso de reforçadores independente do comportamento emitido. É o reforçamento diferencial que seleciona os comportamentos desejado a partir do momento que ele é emitido.
-