ASFALTO OXIDADO
-> Composto de cimento asfáltico, obtido através do asfalto destilado de petróleo por processo de oxidação, conferindo ao produto final grande impermeabilidade.
-> Uso: Recomendado para colagem de mantas asfálticas em geral.
-> Embalagem
Blocos de aproximadamente 25 kg.
-> obtido através do asfalto destinado de petróleo por método de oxidação;
-> é formado também por cimento e betume asfálticos;
-> garante ao produto maior durabilidade e total impermeabilidade, além da cor bem escura.
-> Utilizado na indústria química, na construção civil, o setor naval, na área automobilística, a produção de alguns tipos de borrachas, em tintas anti-corrosivas, entre outros produtos, o tipo de asfalto oxidado possui algumas vantagens extras, por ter maior tenacidade, ser resistente às condições ambientais e menos suscetível às mudanças térmicas.
A ABNTdeterminou a classificação de três tipos de asfaltos oxidados básicos apropriados para a construção civil, em especial, para os trabalhos de impermeabilização de estradas e vias públicas. A diferença básica de cada um dos três está mais restrita ao índice de penetração e à faixa de temperatura de amolecimento, considerando que a taxa máxima de penetração precisa corresponder à temperatura mínima de amolecimento, e vice-versa.
Os asfaltos oxidados tipo I, recomendados para impermeabilização de fundações, mantêm penetração de 25 a 40 e temperatura de amolecimento de 60° C a 75° C e a.
Já os asfaltos do tipo oxidado de nível II, usados em impermeabilizações de coberturas e fundações, contam com temperatura de amolecimento na faixa de 75° a 95° C e taxa de penetração de 20 a 35.
Os asfaltos oxidados do tipo III possuem grau de penetração de 15 a 25 e temperatura de amolecimento que varia entre 95° a 105° C, por esta razão, são destinados exclusivamente à impermeabilização de coberturas.
fonte: http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/3509-uso-do-asfalto-oxidado-na-construcao-civil/
a) asfalto policondensado
reação de condensação em um reator de processo contínuo com variação de pressão resultando em um aumento médio do peso molecular da massa de cimento asfáltico de petróleo.
b) asfalto plastomérico
adição de polímeros plastoméricos no cimento asfáltico de petróleo, em temperatura adequada.
c) asfalto elastomérico
adição de polímeros elastoméricos no cimento asfáltico de petróleo, em temperatura adequada.
d) asfalto oxidado
passagem de uma corrente de ar através de uma massa de cimento asfáltico de petróleo, em temperatura adequada.
e) asfalto modificado com adição de polímeros
modificação do cimento asfáltico de petróleo com polímeros, de modo a serem obtidas determinadas características físico-químicas.