SóProvas


ID
2747044
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para garantir as Boas Práticas de Manipulação em Farmácia é necessária uma infraestrutura adequada às atividades a serem desenvolvidas, a fim de assegurar a qualidade de todos os produtos reembalados, reconstituídos, diluídos, adicionados, misturados ou de alguma maneira manuseados antes da sua dispensação. De acordo com a RDC ANVISA 67/2007, a farmácia destinada à manipulação de preparações estéreis deve possuir, além das áreas comuns referidas a qualquer farmácia de manipulação, a seguinte área/sala:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA A

    4. INFRA-ESTRUTURA FÍSICA.

    4.18.3. A sala de paramentação deve ser ventilada, com ar filtrado, com pressão inferior à da sala de manipulação e superior à área externa.

     

  • a) Sala de paramentação com pressão inferior à da sala de manipulação e superior à área externa. ( CORRETA ) 

    b) Área para lavagem de utensílios e materiais de embalagem dentro do local de manipulação para evitar o risco de contaminação./ 4.9. Área ou local para lavagem de utensílios e materiais de embalagem: A farmácia deve dispor de área específica para lavagem de materiais de embalagem e de utensílios utilizados na manipulação, sendo permitida a lavagem em local dentro do próprio laboratório de manipulação, desde que estabelecida por procedimento escrito e em horário distinto do das atividades de manipulação.

    c) Sala de armazenamento com acesso restrito a funcionários, sendo obrigatório o registro e o monitoramento da temperatura e da umidade./ 4.2.1. A área ou sala de armazenamento deve ser mantida limpa, seca e em temperatura e umidade compatíveis com os produtos armazenados. Estas condições de temperatura e umidade devem ser definidas, monitoradas e registradas.

     d) Área destinada ao envase de produtos acabados, dotada de filtros de ar para retenção de partículas e pressão negativa em relação às salas adjacentes. / 4.15.1. A sala destinada à manipulação e envase de preparações estéreis deve ser independente e exclusiva, dotada de filtros de ar para retenção de partículas e microorganismos, garantindo os níveis recomendados - Classe ISO 5 (100 partículas/ pé cúbico de ar) ou sob fluxo laminar, Classe ISO 5 (100 partículas/ pé cúbico de ar), em área Classe ISO 7 e possuir pressão positiva em relação às salas adjacentes.

  • Pesagem na própria sala de manipulação quando se tratar de hormônios, antibióticos e citostáticos.

    Quando se tratar de manipulação de produtos estéreis a ifra-estrutura é:

    a) sala de limpeza, esterilização e higienização > ISO 8 (100.000 part/pé cubico ar)
    b) sala ou local de pesagem > ISO 7 (10.000 part/pé cúbico ar)
    c) sala de manipulação e envase > ISO 5 (100 part/pé cubico ar)
    d) área para revisão
    e)área para quarentena, rotulagem e embalagem
    f) sala de paramentação específica, antecâmera  (P < P manipulação e maior que P área externa).