-
São fibrinolíticos (ativadores de plasminogênio):
- Alteplase/ Duteplase (Recombinantes)
- Estreptoquinase
- Uroquinase
São anticoagulantes
Orais (inibidores de y carboxilação dos fatores de coagulação):
- Varfarina
- Dicumarol
- Femprocumom
Parenterais (ligantes de Antitrombina III)
-Heparina (não fracionada)
-Heparinas de baixo peso molecular:
- Enoxaparina
- Dalteparina
- Fondaparinux
São antiplaquetários:
-Inibires COX
Inibidores de Fosfodiesterase
- Dipiridamol
Inibidores de Receptor de ADP (Gi que reduz cAMP)
- Clopidogrel
- Ticlopidina
Antagonistas GPIIb-IIIa
- Abciximabe
- Tirofibana
- Eptifibatina
-
Excelente o comentário do Danilo Sanchez!!
-
Alteplase é utilizado como antitrombótico sendo ativador do plasminogênio tissular uma glicoproteína que ativa diretamente o plasminogênio em plasmina, sua indicação de bula é no tratamento trombolítico do infarto agudo do miocárdio, da embolia pulmonar aguda grave com instabilidade hemodinâmica e no tratamento do acidente vascular cerebral isquêmico agudo.
Beractanto é destinado à prevenção e tratamento da Síndrome do Desconforto Respiratório (SDR) ou Doença da Membrana Hialina (DMH) neonatal. Beractanto reduz significativamente a incidência de SDR, a mortalidade dela decorrente e as complicações por escapes de ar.
A Ciclosporina tem sido usada quase que universalmente na prevenção, ou rejeição de transplantes de Orgãos, age como um imunossupressor seletivo.
Daclizumabe é usado em associação com a Ciclosporina e corticosteróide para profilaxia da rejeição aguda de órgãos em pacientes submetidos a transplantes renais.
-
Gabarito A
Alteplase (trombolítico)
Sua ação é rápida e indicada para reverter quadro de infarto. Atua hidrolisando os coágulos por meio da conversão de plasminogênio em plasmina, que, por sua vez, hidrolisa a fibrina. Logo, ocorre dissolução dos trombos.
"o véi infartou, foi quase (alteplase, estreptoquinase, tenecteplase)"
-
Muito bom o comentário do Danilo. Vale lembrar que entre os fibrinolíticos citados, a alteplase é a única fibrino-específica, ou seja, atua diretamente sobre os coagulos já formados, enquanto que os demais fibrinolíticos ativam todo o plasminogênio circulante, inclusive aquele que não está envolvido na quebra de nenhum coagulo. Resumindo: a Alteplase é a mais segura em relação ao risco de hemorragia.