-
O daltonismo é provocado por genes recessivos localizados no cromossomo X (sem alelos no Y), o problema ocorre muito mais frequentemente nos homens que nas mulheres. Estima-se que 8% da população masculina seja portadora do distúrbio, embora apenas 1 % das mulheres sejam atingidas.
fonte: wikipedia
-
Gabarito Errado.
O daltonismo é uma HERANÇA LIGADA AO SEXO. O que vem a ser isso?
Herança ligada ao sexo é aquela determinada por genes localizados na região heteróloga do cromossomo X. Como as mulheres possuem dois cromossomos X, elas têm duas dessas regiões. Já os homens, como possuem apenas um cromossomo X (pois são XY), têm apenas um de cada gene. Um gene recessivo presente no cromossomo X de um homem irá se manifestar, uma vez que não há um alelo dominante que impeça a sua expressão.
O daltonismo é um distúrbio causado por um gene recessivo localizado na porção heteróloga do cromossomo X, o gene Xd, enquanto o seu alelo dominante XD determina a visão normal.
A mulher de genótipo XDXd, embora possua um gene para o daltonismo, não manifesta a doença, pois se trata de um gene recessivo. Ela é chamada de portadora do gene para o daltonismo. O homem de genótipo XdY, apesar de ter o gene Xd em dose simples, manifesta a doença pela ausência do alelo dominante capaz de impedir a expressão do gene recessivo.
O homem XdY não é nem homozigoto ou heterozigoto: é hemizigoto recessivo, pois do par de genes ele só possui um. O homem de genótipo XDY é hemizigoto dominante.
Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/herancaesexo4.php
-
R: ERRADO
Vamos explicar de forma simplifica quais são as chances dessa mulher ter uma criança daltônica.
O daltonismo é uma doença recessiva ligada ao X. Ou seja, uma mulher para manifestar a doença tem que ter os dois cromossomos X com a mutação (homozigoto recessiva). Um homem para ser daltônico só precisa ter um cromossomo X com a mutação (até porque ele só tem um). Por isso a doença é mais frequente em homens.
Posto isso, vamos analisar a questão. A mulher, sendo daltônica, é homozigota recessiva. Assim, 100% dos filhos meninos serão daltônicos (porque o cromossomo X do homem vem da mãe e ambos os Xs da mulher são portadores do alelo para o albinismo).
Caso a mulher tenha uma criança menina, o fenótipo vai depender em grande parte do genótipo/fenótipo do pai. Isso, porque a menina herdará um X recessivo da mãe; mas, para manifestar a doença, precisa herdar um X recessivo também do pai.
Assim, caso a mulher tenha uma menina com um pai daltônico, a chance da menina ser daltônica é de 100% (porque o único X que o pai poderia doar têm o alelo para o daltonismo). Caso a mulher tenha uma menina com um pai não daltônico, a chance da criança ser daltônica é de 0% (isso porque o cromossomo X que o pai possui não apresenta o alelo para o daltonismo).
-
Se a mulher é daltônica, seu genótipo será XdXd, logo, seus gametas possuem o alelo recessivo para o daltonismo.
O filho dessa mulher so pode receber do pai o cromossomo Y, e da mãe o cromossomo Xd. Isto quer dizer que ele será, sim, daltônico.
No caso de uma filha, também existe a possibilidade de que seja daltônica, a depender do cromossomo X recebido do pai.
GABARITO: ERRADO
-
Exato, só pode ser transmitida pelo pai