SóProvas


ID
2747788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      O município de Marechal Deodoro foi um dos contemplados com o Projeto Vale a Pena Sonhar na Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), que busca motivar jovens a prevenir a gravidez na adolescência. De acordo com a Sesau, em Alagoas, somente em 2016, foram registrados 1.474 casos de gravidez em adolescentes menores de dezesseis anos de idade e 25.304 entre meninas na faixa etária de quinze a dezenove anos. Entre as estratégias utilizadas para abordar a educação preventiva, incluem-se orientações aos jovens sobre o processo da reprodução associado às práticas sexuais de risco e sobre o uso de métodos contraceptivos, além da conscientização acerca da importância da vacinação contra o HPV.

                                 Internet: <https://alagoasalerta.com.br> (com adaptações).

Considerando as informações do texto precedente, julgue o próximo item, relativo à reprodução e à sexualidade humana.


Uma adolescente daltônica, ao ser atendida no referido projeto da Sesau, deve ser esclarecida de que a possibilidade de ter um filho daltônico é nula, pelo fato de essa doença ser de herança genética ligada ao cromossomo X.

Alternativas
Comentários
  • O daltonismo é provocado por genes recessivos localizados no cromossomo X (sem alelos no Y), o problema ocorre muito mais frequentemente nos homens que nas mulheres. Estima-se que 8% da população masculina seja portadora do distúrbio, embora apenas 1 % das mulheres sejam atingidas.

    fonte: wikipedia

  • Gabarito Errado.

    O daltonismo é uma HERANÇA LIGADA AO SEXO. O que vem a ser isso?

    Herança ligada ao sexo é aquela determinada por genes localizados na região heteróloga do cromossomo X. Como as mulheres possuem dois cromossomos X, elas têm duas dessas regiões. Já os homens, como possuem apenas um cromossomo X (pois são XY), têm apenas um de cada gene. Um gene recessivo presente no cromossomo X de um homem irá se manifestar, uma vez que não há um alelo dominante que impeça a sua expressão.

    O daltonismo é um distúrbio causado por um gene recessivo localizado na porção heteróloga do cromossomo X, o gene Xd, enquanto o seu alelo dominante XD determina a visão normal.

    A mulher de genótipo XDXd, embora possua um gene para o daltonismo, não manifesta a doença, pois se trata de um gene recessivo. Ela é chamada de portadora do gene para o daltonismo. O homem de genótipo XdY, apesar de ter o gene Xd em dose simples, manifesta a doença pela ausência do alelo dominante capaz de impedir a expressão do gene recessivo.

    O homem XdY não é nem homozigoto ou heterozigoto: é hemizigoto recessivo, pois do par de genes ele só possui um. O homem de genótipo XDY é hemizigoto dominante.

    Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/herancaesexo4.php

  • R: ERRADO

    Vamos explicar de forma simplifica quais são as chances dessa mulher ter uma criança daltônica.

    O daltonismo é uma doença recessiva ligada ao X. Ou seja, uma mulher para manifestar a doença tem que ter os dois cromossomos X com a mutação (homozigoto recessiva). Um homem para ser daltônico só precisa ter um cromossomo X com a mutação (até porque ele só tem um). Por isso a doença é mais frequente em homens.

    Posto isso, vamos analisar a questão. A mulher, sendo daltônica, é homozigota recessiva. Assim, 100% dos filhos meninos serão daltônicos (porque o cromossomo X do homem vem da mãe e ambos os Xs da mulher são portadores do alelo para o albinismo).

    Caso a mulher tenha uma criança menina, o fenótipo vai depender em grande parte do genótipo/fenótipo do pai. Isso, porque a menina herdará um X recessivo da mãe; mas, para manifestar a doença, precisa herdar um X recessivo também do pai.

    Assim, caso a mulher tenha uma menina com um pai daltônico, a chance da menina ser daltônica é de 100% (porque o único X que o pai poderia doar têm o alelo para o daltonismo). Caso a mulher tenha uma menina com um pai não daltônico, a chance da criança ser daltônica é de 0% (isso porque o cromossomo X que o pai possui não apresenta o alelo para o daltonismo).

  • Se a mulher é daltônica, seu genótipo será XdXd, logo, seus gametas possuem o alelo recessivo para o daltonismo.

    O filho dessa mulher so pode receber do pai o cromossomo Y, e da mãe o cromossomo Xd. Isto quer dizer que ele será, sim, daltônico.

    No caso de uma filha, também existe a possibilidade de que seja daltônica, a depender do cromossomo X recebido do pai.

    GABARITO: ERRADO

  • Exato, só pode ser transmitida pelo pai