SóProvas


ID
2747944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue o item seguinte.


As técnicas de sequenciamento genômico se baseiam na tradução da dupla fita de DNA em moléculas de fita simples.

Alternativas
Comentários
  • O sequenciamento de DNA é um processo que determina a disposição dos nucleotídeos ao longo de um dado fragmento de DNA. Isto é feito através de técnicas manuais ou automatizadas, baseadas na identificação do último nucleotídeo incorporado na extremidade de alongamento de uma molécula de DNA marcada, complementar fita simples da qual se deseja determinar a sequência (Koch e Andrade, 2008). Isto e, a Identificação da ordem exata dos pares de bases (A, T, G e C) em um segmento de DNA.


    As duas técnicas mais importantes para o sequenciamento de DNA são o método químico de degradação de bases desenvolvido por Allan Maxam e Walter Gilbert em 1977 e o método didesoxi ou terminação da cadeia de Fred Sanger e colaboradores em 1978.


    Os dois métodos são baseados na produção de um conjunto de fitas simples de DNA que são separadas pelo princípio de eletroforese (Okubo et al., 1992).Se comparado ao sequenciamento de Maxam e Gilbert, o método de terminação da cadeia de Sanger gera dados que são mais facilmente interpretados. Por isso, essa tem sido a técnica mais utilizada em Projetos Genoma (Sterky & Lundeberg, 2000).

  • Gabarito Errado.

    O sequenciamento não consiste em tradução da dupla fita.

  • R: ERRADO

    Questão: "As técnicas de sequenciamento genômico se baseiam na tradução da dupla fita de DNA em moléculas de fita simples".

    .

    replicação é a duplicação de uma molécula de DNA.

    transcrição é um processo onde a informação sai do genoma de DNA para a formação de mRNAs,

    tradução é o processo final de cascata, que ocorre nos ribossomos, livres ou no retículo endoplasmático. As moléculas de RNA são críticas nesse momento, pois são elas que fazem a ponte entre a sequência dos nucleotídeos no DNA e o “idioma” das proteínas, os aminoácidos.

    O método de Sanger é um procedimento tradicional de sequenciamento de DNA, foi desenvolvido pelo bioquímico britânico Frederick Sanger e colaboradores na década de 70. Sanger descobriu que se conseguisse interromper a replicação de um mesmo DNA em pontos diferentes ele poderia juntar essas fitas menores e formar a sequência completa do DNA.

    Atualmente novos métodos de sequenciamento de DNA foram criados ("nova geração"), mas todos eles utilizam a replicação como princípio e não a tradução.

  • As técnicas de sequenciamento genômico não se baseiam na tradução da dupla fita de DNA . Gabarito : Errado.

    O sequenciamento genômico é uma técnica que permite identificar, na ordem correta, a sequência de nucleotídeos de uma molécula de DNA ou RNA, visando conhecer a informação genética contida nesta estrutura.

    Fonte : Artigo - sequenciando genomas 2

    Por: Juliana Lopes Rangel Fietto e Talles Eduardo Ferreira Maciel (PUC - GO).

  • As técnicas de sequenciamento genômico se baseiam na TRANSCRIÇÃO da dupla fita de DNA em moléculas de fita simples DE PRÉ RNA MENSAGEIRO. APÓS ISSO, OCORRE A EDITORAÇÃO, ONDE OS INTRONS SÃO EXTRAÍDOS, RESTANDO O RNA MENSAGEIRO COM APENAS COM REGIÕES DE ÉXONS. O RNA MENSAGEIRO PASSA PARA O CITOPLASTA E AÍ ACONTECE A TRADUÇÃO EM PROTEÍNAS.