-
➥ O controle preventivo (a priori, feedfoward, preliminar, pré-ação) identifica e previne os desvios antes de eles ocorrerem. Este tipo de controle foca nos recursos humanos, matérias e financeiros que entram na empresa. Seu propósito é certificar que a qualidade da entrada seja o suficiente para evitar problemas futuros.
➥ O controle simultâneo (concomitante, concorrente) monitora as atividades continuas dos funcionários para certificar-se de que elas estão consistentes com os padrões que a empresa estipula. Os funcionários, como estão constantemente monitorando as medidas, checam se tudo está dentro dos padrões e se não estão sendo cumprido, o funcionário mesmo faz as correções necessárias ou adverte o problema para a pessoa apropriada. Este tipo de controle é muito usado para controle de estoque.
➥ O controle por feedback (a posteriori, retroação, posterior) foca nas saídas do produto da organização, mais especificamente ele mede a qualidade do produto final. Este controle é usado por empresas que produzem eletrodomésticos, pois antes de ser colocada à venda nas lojas é feita uma intensa inspeção do produto.
Fonte: ✿ Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para a UFC - Volume 03
-
O processo de controle pode ser feito de forma preventiva, simultânea ou posterior.
CERTO.
-
O controle pode ser executado em três diferentes momentos em relação à execução da ação, de acordo com MOREIRA (2019):
CONTROLE PRÉVIO: é o tipo de controle proativo que visa evitar que os problemas aconteçam. É realizado sobre as entradas e insumos. São exemplos de controle prévio: plano de ação e descrição de cargos. São outras denominações para esse mesmo tipo de controle são: preliminar, a priori, proativo ou preventivo.
CONTROLE SIMULTÂNEO: controle realizado na execução do evento, ou seja, é um controle sobre o processo. São exemplos de controles em tempo real ou concomitante: as inspeções e as observações.
CONTROLE POSTERIOR: é o controle de feedback ou retroação que ocorre sobre os resultados após o evento. Esse processo nesse momento visa a identificação e a correção de erros e falhas após o seu acontecimento. Exemplos: avaliações e pesquisas.
Fonte: MOREIRA, E. A. L “Administração Geral e Pública para Concursos”. 4ª ed. Juspodivm. 2019
Portanto, a assertiva está correta.
GABARITO: CERTO.