SóProvas


ID
2749996
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A biodisponibilidade indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina. Alendronato sódico, amplamente empregado no tratamento da osteoporose, apresenta uma biodisponibilidade inferior a 1% quando administrado pela via oral. Não é metabolizado de forma significativa no organismo, apresenta taxa de ligação a proteínas plasmáticas elevada (≈ 80%) e é excretado pela via urinária. Destaca-se um elevado tempo de meia-vida de eliminação, aproximadamente 10 anos. A baixa biodisponibilidade oral do alendronato se deve à

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    o alendronato é pouco absorvido pelo intestino após administração oral, possuindo biodisponibilidade de apenas 0,4 a 0,7%. Além disto, sua absorção é prejudicada quando administrado concomitantemente a alimentos, sendo reduzida especialmente por produtos que contenham cátions polivalentes como cálcio, magnésio e alumínio, geralmente presentes em complementos alimentares, repositores e antiácidos.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422005000500024

  • Sempre que se pensar em biodisponibilidade, a primeira correlação deve ser feita com a absorção. Neste caso a baixa absorção pelo intestino acarreta em baixa biodisponibilidade.